Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Após retiro espiritual, vereador sai da política para ser padre no ES

“Eu preciso voltar ao meu primeiro amor”, disse parlamentar que era forte pré-candidato a prefeito

Publicado em 15 de Fevereiro de 2024 às 12:31

Públicado em 

15 fev 2024 às 12:31
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Júnior Corrêa na festa de Corpus Christi em Castelo
Júnior Corrêa na festa de Corpus Christi em Castelo Crédito: Reprodução do Instagram
O vereador Júnior Corrêa (PL), de Cachoeiro de Itapemirim, anunciou em uma live que vai deixar o mandato e a sua pré-candidatura a prefeito para se tornar padre. Vereador mais votado na cidade em 2020 (2.519 votos), o bolsonarista, de 27 anos, obteve 37.756 votos em 2022 e se tornou o primeiro suplente de deputado federal pelo PL no Espírito Santo.
Militante conservador católico, Corrêa participou de dois retiros recentemente - o primeiro na passagem de ano em um mosteiro beneditino cistenciense trapista no interior do Paraná e o outro numa comunidade católica durante o carnaval, em Cachoeiro. As duas experiências espirituais, segundo ele, foram decisivas para que viesse a público agora anunciar sua desistência da vida pública para seguir o caminho do sacerdócio.
Em relação à sua opção de vida religiosa, Júnior Corrêa disse que pretende ser um padre religioso, ou seja, vinculado a uma ordem ou congregação, sem vínculo específico com uma diocese. Uma das opções, de acordo com o parlamentar, é a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), do famoso padre Zezinho, de quem é admirador.
Apesar de ter anunciado que vai deixar a carreira política, Júnior Corrêa adiantou à coluna que não deve renunciar ao restante do seu mandato na Câmara de Cachoeiro. Ele diz que pretende se licenciar do cargo.
“Vou conversar com o meu suplente. A ideia é dar uma oportunidade para ele mostrar o seu trabalho de vereador para prestar contas na sua candidatura à reeleição”, diz Corrêa. “Vou retomar o mandato se for preciso, mas antes preciso consultar o regimento interno da Câmara para saber como agir nesse caso”, acrescenta.

MILITANTE BOLSONARISTA

O parlamentar, que tem forte atuação nas comunidades católicas, é identificado com Jair Bolsonaro e com as ideias que ele chama de “conservadoras”. Em suas redes sociais o vereador tem fotos com o ex-presidente, com o senador Magno Malta e com outros expoentes da extrema direita no estado e no país.
O vereador durante uma manifestação bolsonarista na Av. Paulista, em SP
O vereador durante uma manifestação bolsonarista na Av. Paulista, em SP Crédito: Reprodução do Instagram
A coluna apurou que Júnior Corrêa era a maior aposta do Partido Liberal (PL) para ganhar uma prefeitura relevante no Estado. O partido, inclusive, diz ter pesquisas que mostram o vereador como favorito à sucessão do prefeito Victor Coelho (PSB), a quem Corrêa faz oposição. Coelho está no seu segundo mandato.
Além da vocação religiosa ter sido decisiva na sua decisão de deixar a política, circulam nos bastidores que Júnior Corrêa não estava satisfeito com a condução do PL no Estado por Magno Malta, apontado por alguns militantes liberais como “centralizador”.
"Nesses últimos meses passou muito na minha cabeça sobre o meu futuro político. Fiz um retiro de 15 dias em um mosteiro. E foi nesse retiro que tomei a decisão. Ao longo desse mandato, a cada desafio e cada vitória, Deus me preparava. Eu preciso voltar para o meu primeiro amor"
Júnior Corrêa - Anunciando, numa live, que vai deixar a política para ser padre
Indagado pela coluna sobre as divergências internas no PL no ES, o vereador se limitou a dizer que “teve um estresse” com o senador, mas disse que, nesta quinta-feira (15), faria uma live com Magno Malta..
Corrêa aproveitou para passar um recado: “Espero que essa minha saída da política contribua para que se reflita sobre a importância de se estabelecer um diálogo com outros partidos para fortalecer o projeto consevador no Espírito Santo”.
Sobre a possibilidade de retornar à política, o quase ex-vereador e futuro padre afirma que sua vocação religiosa é definitiva: “Eu preciso voltar ao meu primeiro amor”, afirmou, em referência à sua breve e primeira experiência como seminarista, há 10 anos.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Bia Schwartz, Eliana Belesa, Lara Brotas, Rachel Pires, Mariana Villas e Andrea de Pinho
Evento conecta arte, design e moda em galeria badalada de Vitória
Imagem de destaque
Como dois cessar-fogos e 'abertura' do Estreito de Ormuz podem impulsionar negociações de paz entre EUA e Irã
Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha de 2022
As sombras de Lula e Jair nas eleições de 2026 estão em aberto

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados