O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Advogados capixabas vão ao TSE e pedem a extinção do partido de Bolsonaro

Ação pede o cancelamento do registro nacional do PL por supostamente a legenda de oposição apoiar a interferência estrangeira (EUA) no Brasil

Vitória
Publicado em 07/08/2025 às 14h39
Parlamentares do PL exibem bandeira do presidente Trump na Câmara dos Deputados, um dos fatos apontados pelos advogados na ação no TSE
Parlamentares do PL exibem bandeira do presidente Trump na Câmara dos Deputados, um dos fatos apontados pelos advogados na ação no TSE. Crédito: Edílson Rodrigues/Agência Senado

Os advogados André Moreira, ex-vereador de Vitória pelo Psol, e Wands Salvador Pessin protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de cancelamento do registro nacional do Partido Liberal (PL), a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está cumprindo prisão domiciliar em Brasília (DF).

Na ação, os advogados elencam cinco motivos para sustentar o pedido de cassação do Partido Liberal: o suposto apoio do PL à interferência estrangeira e ações contra a soberania; apoio à violação da soberania nacional perpetrada pelos Estados Unidos e ao assédio político ao Brasil; ação de parlamentares do partido contra a autonomia do Poder Judiciário, a favor de Estado estrangeiro; expulsão de membro do PL por defender a soberania nacional e autonomia dos Poderes; e o precedente histórico do cancelamento do registro do Partido Comunista do Brasil (PCB), em 1947.

Uma das provas apresentadas por André Moreira e Wands Salvador Pessin foi a foto em que deputados do PL seguram a bandeira de campanha do presidente do EUA, Donald Trump, durante a tentativa do partido em obstruir o recesso parlamentar que ocorreu de 18 de julho a 3 de agosto deste ano.

AS SANÇÕES DOS EUA

A petição também cita as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil, incluindo a revogação de vistos de entrada em território norte-americano, inclusão de autoridades brasileiras em listas de vigilância internacional e, potencialmente, bloqueios de bens e contas bancárias em jurisdições sob influência do governo dos EUA, conforme previsto na chamada Lei Global Magnitsky.

Ex-vereador em Vitória pelo Psol, André Moreira é um dos autores da ação contra o PL
Ex-vereador em Vitória pelo Psol, André Moreira é um dos autores da ação contra o PL. Crédito: CMV

Segundo os advogados, o que agrava o episódio é o fato de membros do PL, com mandato no Congresso Nacional e acesso a recursos públicos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, terem apoiado publicamente essas sanções, tratando-as como resposta ao “autoritarismo” ou como exemplo de “liberdade internacional”.

A petição menciona ainda que parlamentares da sigla promoveram atos públicos e discursos em defesa das punições estrangeiras, o que, para os autores, configura uma ação coordenada e institucionalizada.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.