É jornalista

Governo recorre à força nacional para resolver a insegurança pública

O programa “Em frente, Brasil” é uma tentativa de colocar a força nacional nas ruas, integrada às polícias estaduais e municipais, de forma mais constante

Publicado em 01/11/2019 às 05h01
Atualizado em 19/12/2019 às 11h20
Visita do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sergio Moro, em Cariacica . Crédito: Fernando Madeira
Visita do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sergio Moro, em Cariacica . Crédito: Fernando Madeira

O programa “Em frente, Brasil”, pilotado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, é, por enquanto, apenas um projeto piloto implantado em seis municípios brasileiros – entre os quais Cariacica, no Espírito Santo – mas se fundamenta em conceitos corretos que precisam ser perpetuados nas políticas de segurança pública do país. Entre esses princípios está o de integração das ações, na área da segurança, dos poderes públicos federal, estadual e municipais.

O Brasil perdeu muito tempo acreditando que a segurança pública era uma questão que deveria ser enfrentada apenas pelos governos do Estado. Afinal, é assim que orienta o ordenamento jurídico brasileiro que coloca as polícias civil e militar sob o comando dos governadores. Acreditava-se que o governo federal deveria cuidar tão somente da segurança nacional e a vigilância das fronteiras. E que os municípios só deveriam se preocupar com outros problemas que já eram muitos.

Foram muitas as discussões quando alguns municípios decidiram implantar guardas municipais. Alegava-se que a guarda municipal só poderia dar proteção ao patrimônio da prefeitura e que a segurança do cidadão e do patrimônio privado seria função das polícias estaduais. Seguiu-se um interminável impasse se a guarda municipal poderia ou não portar armas.

Grande parte dessas discussões está superada, embora ainda haja muita perda de esforços pela ação descoordenada das polícias estaduais e guardas municipais. A redução da quantidade de homicídios alcançada pela maioria dos Estados, inclusive o do Espírito Santo, demonstra que a soma das ações dos Estados e municípios dão resultados positivos no combate à violência.

Neste cenário, é salutar que o governo federal decida entrar de corpo e alma na busca da redução da criminalidade. O “Em frente, Brasil” é uma tentativa de colocar a força nacional nas ruas, integrada às polícias estaduais e municipais, de forma mais constante. Até então a força nacional só agia em situações excepcionais, como na época da greve da PM no Espírito Santo, em 2017.

A presença permanente de forças federais nas cidades tem dado ótimos resultados em países que adotam esta prática. As dimensões continentais do Brasil tornam esta presença muito mais complexa. Mas trata-se de um desafio que merece ser enfrentado e superado. É por esta razão que o governo federal procurou fazer um projeto piloto para identificar o acerto das diretrizes que pretende adotar. Fica a torcida para que ele dê resultados positivos e tenha continuidade para assegurar a segurança que a população brasileira deseja e merece.

A Gazeta integra o

Saiba mais
cariacica greve da pm pm (polícia militar) segurança pública sergio moro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.