Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Assina duas colunas. A VÃO LIVRE aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo. E a coluna TERRA trata de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e ao consumo consciente. Seu propósito, com as colunas, é disseminar o bem e o belo.

Projeto “Alagoas Feita à Mão” desembarca em Nova York

Desta vez, o projeto desembarca em Nova York, agregando mais brasilidade à Casa Brasil Nova York 2022, que acontece de 11 a 25 de maio

Publicado em 15/05/2022 às 02h00
Cabeças Cicinho
São trabalhos de mestres e artesãos que perpetuam saberes que atravessam gerações. Crédito: Divulgação

A arte popular brasileira reflete características estruturais da formação da identidade nacional, apropriando-se da fusão de influências culturais múltiplas e da criatividade que pulsa no grande mosaico chamado Brasil. Terreno fértil para a cultura, o estado de Alagoas abriga mestres que fabulam universos em diversas linguagens, técnicas e expressões artísticas e, para aproximar esses talentos do mundo, o “Alagoas Feita à Mão” prepara mais uma parada internacional. Desta vez, o projeto desembarca em Nova York, agregando mais brasilidade à Casa Brasil Nova York 2022, que acontece de 11 a 25 de maio.

Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério (Marco500) e Rodrigo Ambrosio, o projeto reúne, além de novas obras, parte das criações que se destacaram na mostra “Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul”, realizada durante a Semana de Arte e Design de Miami, em dezembro de 2021. São trabalhos de mestres e artesãos que perpetuam saberes que atravessam gerações, ao mesmo tempo em que imprimem suas visões particulares, revelando visões instigantes sobre o mundo.

Alagoas Feita à Mão

Cabeças Cicinho
Cabeças Cicinho. Divulgação
Zé crente
Zé crente. Divulgação
Mestre Aberaldo
Mestre Aberaldo. Divulgação
Dona Irineia
Dona Irineia. Divulgação
Ismael de Dedé
Ismael de Dedé. Divulgação
Sil de capela
Sil de capela. Divulgação
Chico Cigano
Chico Cigano. Divulgação
Lucas Lessa
Lucas Lessa. Divulgação
Boró Sandes
Boró Sandes. Divulgação
André de Marinheira
André de Marinheira. Divulgação
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira
André de Marinheira

Entre os participantes estão mestres como Maria Cícera, Patrimônio Vivo de Alagoas, Aberaldo e Irineia, além de artistas populares como Adriana Siqueira, Boró Sandes e Lucas Lessa.

As obras dialogam com o tema principal da Casa Brasil Nova York 2022, que é “Brasil in Natura, terra adentro”, que tem curadoria assinada por Natasha Schlobach. A realização é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem o objetivo de promover produtos brasileiros com alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, aproximando empresários brasileiros dos setores de Casa & Construção de potenciais compradores nos EUA.

Coleção inspirada na pulsação do novo morar

O momento de grandes transformações impulsiona diferentes tendências e estimula o protagonismo dos lares. Inspirada nessa pulsação do novo morar, a Ceusa apresenta seu lançamento Pulse. Os produtos são formados por uma composição inusitada de arcos, texturas e cores, ressaltada pelo uso de relevo e sombras.

PULSE BL E OKOBO
O porcelanato é ideal para criar ambientes marcantes. Crédito: Divulgação

Elemento clássico da arquitetura, o arco tem função estrutural, mas também seduz por sua forma simples, elegante e retrô. Essa é a atmosfera da coleção Pulse. Em tamanho 58,4x58,4 e três opções de cores, o porcelanato é ideal para criar ambientes marcantes. Em sintonia com os novos tempos, a peça traz uma abordagem “mais é mais”.

O anseio por expressão e espontaneidade convida a experimentar e valorizar as formas de agir, pensar, se vestir e “vestir a casa”. Com a provocação “A Sua Casa Veste o Que?”, as 24 novas coleções da Ceusa surgem a partir de ideais que unem o passado ao futuro, abraçando todas as manifestações maximalistas: um convite para experimentar, ousar e criar misturas inesperadas e pulsantes.

Projeto de biblioteca e escritório do GB65

O Metro Arquitetos Associados, comandado pelos sócios Gustavo Cedroni e Martin Corullon, assina o projeto inédito do escritório, da biblioteca e do ateliê do diretor de arte Giovanni Bianco - GB65. Os espaços estão situados em diferentes andares de um mesmo edifício no bairro do Jardins, em São Paulo, em uma área de 140m² cada.

Escritório e biblioteca GB65
O Metro Arquitetos Associados assina a biblioteca e do ateliê do diretor de arte Giovanni Bianco. Crédito: Divulgação Fran Parente

Visando um espaço amplo e conectado, o escritório GB65 ganhou um projeto marcado pelo ritmo modular de uma grande estante metálica que ocupa e organiza todos os espaços de trabalho. É composta por painéis de correr e por prateleiras móveis, que juntas, oferecem flexibilidade para as mais diversas atividades que ocorrem no local. A unidade do projeto é acentuada pelo piso em ladrilho hidráulico, que permeia todo o espaço de trabalho.

Já na biblioteca, o projeto partiu da combinação de peças de madeira modulares capazes de desenhar todos os móveis como estantes, mesas, forros e luminárias. Usando um mesmo sistema - nós de madeira maciça e painéis de compensado naval - foi possível desenhar todos os elementos da biblioteca e do ateliê.

Versatilidade e a resiliência do brasileiro

Uma das principais preocupações da designer Roberta Banqueri é que suas peças, pensadas cuidadosamente, não sejam datadas e descartáveis, uma vez que as criações devem romper períodos e contar a história de uma época.

Limi
Limi  foi inspirada na versatilidade e na resiliência do povo brasileiro. Crédito: Divulgação

Apresentando um estilo contemporâneo com características do minimalismo e concretismo, a poltrona Limi, à venda com exclusividade na Odara, foi inspirada na versatilidade e na resiliência do povo brasileiro, que se molda, se adapta e expande os seus próprios limites diariamente.

Atemporal, aconchegante e versátil, a peça pode ser produzida em tecido e couro, com uma grande variedade de cores. A versão em tons de verde, por exemplo, leva vibração e frescor ao ambiente onde é inserida, tonando-se o destaque dos projetos de design.

Elenco da CasaCor São Paulo

A CasaCor São Paulo, a mais completa mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo das Américas, estreia no dia 5 de julho, com um superelenco, para celebrar a edição comemorativa de 35 anos da marca. A edição 2022 ficará em cartaz até 11 de setembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade.

São 60 escritórios de jovens talentos e nomes consagrados na arquitetura e no design brasileiros, escolhidos pelo olhar multidisciplinar da curadoria da mostra, que busca sempre revelar variados estilos, olhares e vivências.

Os projetos vão ocupar mais de 10.000m², entre estúdios, lofts, ilhas de bem-estar, praças e operações de restaurante, bar e café, que fazem parte desta edição da CasaCor.

O tema deste ano é “Infinito Particular” e faz referência às casas biográficas que vão além dos estilos, convidando a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
decoracao

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.