Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Secretário de Esportes diz que Capixabão volta a ser disputado em outubro

Protocolos sanitários para o retorno do futebol já estão sendo discutidos. Atender os times que vão disputar a Série D do Brasileiro é a prioridade. Séries A E B do Campeonato Capixaba ficam para segundo momento

Publicado em 18/07/2020 às 06h00
Atualizado em 18/07/2020 às 06h01
A disputa pelo tão desejado troféu de campeão do Capixabão começa neste sábado
A disputa pelo tão desejado troféu de campeão do Capixabão começa neste sábado. Crédito: Vitor Nicchio/Vitória FC

Há quatro meses paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol capixaba começa a visualizar um caminho para o seu retorno. A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e as secretarias estaduais de Esporte (Sesport) e Saúde (Sesa) estão atentas aos exemplos das cidades que já retomaram suas competições, e principalmente à realidade da Covid-19 no Estado, para definirem quando a bola vai voltar a rolar.

Fator fundamental para o retorno do esporte no Espírito Santo, os protocolos sanitários que deverão ser cumpridos pelos clubes, para que eles estejam aptos a retomarem suas atividades, serão anunciados em breve. Em relação ao retorno do Capixabão, o secretário de esportes Junior Abreu afirmou que a competição só volta em outubro.

“Estamos construindo os protocolos junto com a Federação e com a Sesa. A primeira etapa vai atender os times que vão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, já que a CBF marcou o início da competição para setembro. No segundo momento, vamos atender o retorno das Séries A e B do Campeonato Capixaba, competições que voltam a acontecer no final de outubro”, afirmou o secretário.

Junior Abreu garante que evitar o risco de contágio do coronavírus entre atletas e comissões técnicas é a prioridade. “Quanto mais cedo retornar o futebol, maior será o nível de exigência dos protocolos sanitários. Estamos atentos à Covid-19, o Espírito Santo já está entre os Estados que estão reduzindo os números da doença. Mas a gente acredita que no final de outubro vamos estar com a situação muito melhor do que estamos hoje. A Federação também está consciente disso. Vamos pensar na saúde e segurança dos jogadores e de todos os envolvidos”, pontuou.

VITÓRIA E REAL NOROESTE

Vitória-ES 4 x 1 Real Noroeste
Vitória e Real Noroeste representam o ES na Série D do Campeonato Brasileiro. Crédito: Vitor Nicchio/Vitória FC

Representante do Espírito Santo garantido na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Vitória se prepara para voltar a treinar entre os dias 15 e 17 de agosto. O Alvianil estreia na competição nacional diante do Goianésia-GO em partida prevista para acontecer entre os dias 19 e 20 de setembro.

Já o Real Noroeste, que disputa a fase preliminar da competição, manteve seus treinamentos durante este período de pandemia do coronavírus. A diretoria entendeu que como todos os jogadores ficam confinados em dependências do clube, e que a cidade de Águia Branca é uma das menos afetadas pela doença, com duas mortes e 138 casos até a manhã deste sábado (18), os atletas podiam seguir treinando.

O Real recebe o Aquidauanense no dia 6 de setembro, no Rochão. O jogo de volta está marcado para o dia 13 do mesmo mês, em Mato Gosso do Sul. Se vencer o confronto, o time avança à primeira fase.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.