Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Hike and Fly: esporte que une caminhada e parapente terá competição no ES

Evento vai acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro, em Alfredo Chaves e vai contar com atletas do Brasil e de outros países como França e Japão

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 27/10/2021 às 02h00
O Hike and Fly é uma modalidade esportiva que une duas modalidades de montanhismo: o hike, que consiste em caminhar para atacar o cume, e o parapente, que é usado para voar após a conquista do cume de qualquer montanha
O Hike and Fly é uma modalidade esportiva que une duas modalidades de montanhismo: o hike, que consiste em caminhar para atacar o cume, e o parapente, que é usado para voar após a conquista do cume de qualquer montanha. Crédito: Divulgação

Um esporte que está em expansão no cenário mundial, mas que ainda engatinha no Brasil terá seu primeiro evento no Espírito Santo. Trata-se do Hike and Fly ES Competition, que vai acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro, em Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves.

A modalidade, que une duas categorias de montanhismo, o hike e o parapente, teve apenas quatro eventos oficiais no país, e agora chega ao Espírito Santo com um formato inédito e já tratando o esporte com muito profissionalismo, o que despertou o interesse de atletas de todo o Brasil e de outros países como França e Japão.

A competição contará com a participação de 50 atletas divididos em duas categorias: hard e easy. A categoria hard é direcionada para atletas com mais experiência de voo e que buscam performance em um percurso mais técnico, longo e exigente. Já a categoria easy foi pensada para atletas iniciantes, que farão um percurso mais curto e menos exigente tecnicamente. 

O evento já tem sua programação definida para os três dias de competição. Na sexta-feira (05), a partir das 8h acontece o “Prólogo” (prova treino), às 15h iniciam-se as palestras sobre temas relacionados a modalidade e às 18h o breafing da prova.

No sábado (06), primeiro dia de disputas, os atletas saem largam em direção aos turnpoints onde deverão passar voando ou andando. E no domingo (07), os atletas partem novamente em direção a outros turnpoints. Ao final do segundo dia de competição os resultados serão apurados e a classificação realizada. Para isso, cada competidor estará munido de um rastreador via satélite que também será utilizado pela organização para acompanhar todos em tempo real, garantindo a segurança em caso de possíveis resgates. 

A concentração do evento será na Pousada do Zezé, em Cachoeira Alta, Alfredo Chaves. A acomodação também servirá como o ponto de partida da competição que é organizada pelos atletas Lucas Porto e Micheli Sossai, que contam com a chancela da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL).

O QUE É O HIKE AND FLY?

O Hike and Fly é uma modalidade esportiva que une duas modalidades de montanhismo: o hike, que consiste em caminhar para atacar o cume, e o parapente, que é usado para voar após a conquista do cume de qualquer montanha
O Hike and Fly é uma modalidade esportiva que une duas modalidades de montanhismo: o hike, que consiste em caminhar para atacar o cume, e o parapente, que é usado para voar após a conquista do cume de qualquer montanha. Crédito: Divulgação

O Hike and Fly é um esporte que une duas modalidades de montanhismo: o hike, que consiste em caminhar para atacar o cume, e o parapente, que é usado para voar após a conquista do cume de qualquer montanha pelo percurso. Apesar de ter se desenvolvido recentemente como modalidade desportiva, sua essência resgata o surgimento e a criação do parapente.

Na Europa o esporte está em ampla expansão e o número de competições é considerável. O Brasil segue os mesmos passos e a cada dia novos atletas vem aderindo ao estilo Hike and Fly. Entretanto, até o momento só aconteceram quatro eventos oficiais (provas e encontros) e isso faz com que os praticantes acabem saindo para competir em outros países. A disputa no ES chega pra suprir a necessidade de realizar uma prova mais técnica para elevar o nível dos participantes e gerar bons resultados, o que indiretamente irá ajudar na divulgação do esporte, atrair a adesão de novos atletas na modalidade, elevar o comércio de equipamentos específicos e consequentemente levar a expansão geral da modalidade.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Alfredo Chaves Esportes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.