Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Vitória está na lista de cidades que podem receber a AmeriCup de Basquete 2022

Além da Capital Capixaba, outras 12 cidades estão disputa. Definição sai no fim da próxima semana

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 07/10/2021 às 12h02
Basquete
A a seleção brasileira masculina vai buscar o título jogando em casa. Crédito: Thierry Gozzer/CBB

Após 37 anos, o Brasil vai voltar a sediar a AmeriCup masculina de basquete. A competição vai acontecer em 2022, entre os dias 3 e 11 de setembro, mas a preparação já está a todo vapor. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou na manhã desta quinta-feira (07) a lista das cidades que estão aptas a receber a competição e Vitória está no páreo.

Além da Capital Capixaba, outras 12 cidades estão disputa:Salvador-BA, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Brasília-DF, Uberlândia-MG, Ipatinga-MG, São José dos Campos-SP, Franca-SP, São Bernardo do Campo-SP, São José do Rio Preto-SP, Goiânia-GO e Canoas-RS.

Entretanto, apenas quatro cidades serão escolhidas. Todas já receberam visitas técnicas e apresentaram condições de receberem o torneio que contará com a participação de 12 seleções. A definição das quatro sedes acontece no fim da próxima semana.

"A AmeriCup de 2022 será um sucesso, não tenho a menor dúvida. E a grande procura por parte das cidades brasileiras para receber o evento, de Norte a Sul do país, mostra a força do basquete. Tenho certeza que as quatro que forem escolhidas, ajudarão nós, brasileiros, a entregar um grande evento para as Américas", disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

A vinda da Americup para o Brasil reforça o trabalho da CBB para o ciclo olímpico de Paris 2024, quando o basquete buscará a classificação para retornar aos Jogos, e também para o crescimento da modalidade. O país não recebe a Copa América desde 1984, quando ficou com o título em cima de Porto Rico, em São Paulo. A última conquista do torneio veio em 2009, justamente quando Porto Rico recebeu a competição.

"Fizemos as visitas técnicas em todas as cidades que se interessaram em receber a AmeriCup e até o fim da próxima semana teremos tudo fechado para anunciar as quatro sedes do torneio. A partir daí, daremos um passo importante para, com praticamente um ano de antecedência, nos organizarmos para entregar um evento de excelência", disse Maurício Santos, Diretor Executivo da AmeriCup no Brasil.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo espírito santo Basquete

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.