Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Após 2 anos na Série B, Vasco pode cravar o acesso à Série A em São Januário

Gigante da Colina enfrenta o Sampaio Corrêa nesta quinta-feira às 21h45. Basta vencer para sacramentar o retorno à elite do futebol brasileiro

Nenê é o maquinista do Trem Bala da Colina
Nenê é o maquinista do Trem Bala da Colina. Crédito: Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco não é o melhor time da Série B, não é o que mais ganhou, não tem o melhor ataque e muito menos a melhor defesa. Mesmo com uma campanha aos trancos e barrancos, com muito mais transpiração do que inspiração, o Cruz-Maltino chegou, e pode sacramentar seu retorno à Séria A do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (27).

Para subir sem depender de combinação de resultados, o Gigante da Colina precisa vencer o Sampaio Corrêa, em São Januário, no jogo marcado para 21h45. Trata-se da partida mais importante do Vasco nos últimos dois anos, tempo em que amarga a disputa da Segunda Divisão.

No confronto contra o Sampaio Corrêa, alguns fatores jogam a favor do Vasco. O Gigante da Colina não sabe o que é perder em São Januário, e seu rival é o pior visitante da competição, venceu apenas partida longe de seus domínios. O técnico Jorginho terá praticamente todo o elenco do Vasco à disposição. Já Léo Condé não vai contar com Pimentinha no ataque e também não terá seu goleiro titular.

São Januário mais uma vez estará lotado. A carga de 22 mil ingressos foi rapidamente esgotada pela torcida, que praticamente carregou esse time nas costas ao longo da competição. Diante do Sampaio Corrêa não será diferente: o apoio das arquibancadas certamente virá, resta saber se o time vai conseguir corresponder dentro de campo.

O Vasco não perde há cinco partidas, mas isso não significa que o time vem jogado bem. As vitórias vieram na base do abafa, ou nos lampejos de alguns jogadores: Alex Teixeira brilhou no triunfo sobre o Operário, Figueiredo e Marlon Gomes tiraram coelhos da cartola contra o Novorizontino, e Nenê e Fabio Gomes aproveitaram jogadas aéreas e garantiram os três pontos contra o Criciúma.

Jorginho confirmou duas mudanças no time que encara o Sampaio Corrêa nesta quinta. Nenê volta ao time titular no lugar de Alex Teixeira, e Palácios ganhou a vaga de Yuri Lara e vai atuar como volante. As substituições, teoricamente, melhoram a posse de bola e sinalizam um time mais ofensivo. Por outro lado, a equipe perde poder de marcação. Mas a intenção do treinador vascaíno está muito clara: vencer o jogo e dar fim a angústia do torcedor.

O Sampaio Corrêa ainda tem chances de conquistar o acesso à Série A, e precisa vencer o jogo. Por isso, não vai ficar o tempo todo na retranca, o que pode abrir o espaço que o Vasco precisa para matar a partida. Vai ser um jogo duro, com ânimos à flor da pele, mas é também um dia para o Vasco voltar a se afirmar como um gigante.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Brasileirão Clube vasco da gama Brasileiro Série B

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.