Quando o assunto é reforma tem quem torça o nariz, tem quem se anime por completo. Afinal, mesmo com quebra-quebra, repaginar um ambiente e dar uma cara nova para diferentes cômodos da casa é sempre uma opção renovadora. Entretanto, engana-se quem pensa que para mudar o quarto, a sala, a cozinha ou qualquer ou espaço do lar, o caminho é sempre muita poeira. Na verdade, é sim possível transformar o ambiente da casa gastando pouco e sem fazer bagunça.
Isso porque é possível investir em elementos coringas que possam ser trocados com frequência ou que pelo menos ajudem a dar um novo visual a determinado espaço. Uma cor nova no quarto, um tapete novo na sala e um espelho diferente no corredor podem sim mudar por completo a casa.
Mas é claro que independentemente do tamanho da mudança é preciso ter planejamento. Avaliar qual o espaço e qual o seu objetivo com aquela mudança é o primeiro passo para garantir que tudo vai funcionar de forma organizada e, acima de tudo, sem estourar o orçamento.
Além disso, apesar da beleza ser um elemento fundamental na decoração, os ambientes também precisam ser funcionais. Ou seja, até mesmo na invenção de moda, é importante manter os pés no chão e garantir que os elementos possam ser reaproveitados.
Por onde eu começo a redecorar a casa?
-
01
Faça uma lista
Avalie qual o seu objetivo e faça uma lista do que é planejado para aquele espaço. Assim, tudo pode se manter viável e organizado.
-
02
Pesquise preços
Fazer uma pesquisa de preços é fundamental para qualquer compra. Desde a lata de tinta até a tomada da casa, qualquer centavo na hora da reforma é bom de ser poupado para que nenhum gasto acabe pesando no bolso.
-
03
Sem tumulto
E claro, não coloque nada que possa atrapalhar a funcionalidade do ambiente. Sem muito tumulto ou elementos que possam comprometer a mobilidade da sala ou da cozinha, que são ambientes bem frequentados em qualquer casa.
Como mudar a casa?
Tinta
Uma boa lata de tinta de parede pode mudar tudo. Quem gosta de cor, pode investir em tonalidades mais criativas e ousadas. Já para os mais discretos, a tinta branca ou tons mais claros podem ajudar a mudar a cara da sala e tornar o quarto um espaço mais aconchegante.
Plantas
Biofilia é sempre o melhor caminho para dar vida a qualquer ambiente. Afinal, o verde das plantas são pontos estratégicos de cor que podem ser frequentemente repaginados.
Quadros e fotos
Quadros e fotos são ótimos elementos para agregar na decoração e dar mais personalidade aos ambientes. Além da possibilidade de serem trocados com a construção de novos momentos e experiências.
Outros elementos
Adornos também ajudam a deixar o ambiente mais leve e decorado. Já os espelhos são ótimas opções para espaços reduzidos, uma vez que dão a sensação de amplitude em qualquer cômodo.
Regra dos terços
A regra dos terços é um princípio de design que pode ser aplicado na decoração a fim de tornar o espaço mais harmônico. O primeiro passo para isso é equilibrar os pontos de decoração em três partes visuais, sempre com grupos de três. O ideal é que os arranjos também possuam tamanhos diferentes para que a proporção seja obtida.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
