ASSINE
O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda?

Mesmo não sendo quitado o imóvel financiado deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”; Veja o que orienta o conselheiro Rodrigo Sangali

Publicado em 17/03/2021 às 10h20
Atualizado em 17/03/2021 às 10h20
Imóvel financiado no imposto de renda
Imóvel financiado no imposto de renda. Crédito: Pixabay

A leitora de A Gazeta Bárbara Tatagiba financiou um imóvel e quer saber como deve informar na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021.

Mesmo não sendo quitado, o imóvel financiado deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”. É preciso informar as parcelas que já foram pagas.

Rodrigo Sangali, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), explica os procedimentos para declarar o imóvel financiado.

“Como informo um imóvel financiado no imposto de renda?”

O imóvel deve ser informado em Bens e Direitos, na descrição um resumo do imóvel e das condições de pagamento e no valor em 31/12/2019 fica em branco e em 31/12/2020 deve-se informar o valor pago até esta data, que é a soma da entrada mais as parcelas pagas até 31/2/2020 e o financiamento deve ser informado em Dívidas e Ônus com uma breve descrição das condições de pagamento com saldo anterior zerado e o saldo atual é o valor restante do financiamento menos as parcelas pagas em 2020.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda imóveis

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.