O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Comprei imóvel na planta e ele só foi entregue agora. Como dizer no IR?

Saiba o que fazer para informar a Receita Federal sobre a aquisição de propriedades ainda em construção. Veja resposta de especialista

Publicado em 16/03/2021 às 11h29
Atualizado em 16/03/2021 às 11h29
Comprei um apartamento na planta e ele só foi entregue agora. Como declarar no IR?
Comprei um apartamento na planta e ele só foi entregue agora. Como declarar no IR? . Crédito: Pixabay

O Leitor de A Gazeta Fabiano comprou um apartamento na planta, e agora que as obras acabaram e o imóvel foi entregue, ele quer saber como declarar os valores no Imposto de Renda.

Quem adquiriu um imóvel, ainda que não esteja, precisa declarar o bem no informe do Imposto de Renda. E isso deve ocorrer logo que os pagamentos começarem.

É o que explica Carla Tasso, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). Veja a resposta:

“Eu paguei um apartamento na planta durante a obra e foi entregue agora, como eu faço para declarar?”

Fabiano, os valores decorrentes dos pagamentos já deviam estar sendo declarados desde o início dos mesmos, e desta forma quando recebesse o mesmo ele já apareceria quitado. Importante ressaltar que a empresa deve lhe enviar anualmente o informe, com dois objetivos: 1) confrontação por parte do adquirente e 2) declaração do IRPF. Sugerimos entrar em contato com a vendedora e solicitar o mesmo e retificar os 5 (cinco) anos anteriores.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda imóveis

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.