Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Coluna do Aquiles

"A Vida é" sem spoiler

Colunista mostra suas impressões sobre o novo disco de Celso Viáfora

Publicado em 30 de Março de 2021 às 15:29

Públicado em 

30 mar 2021 às 15:29
Aquiles Reis

Colunista

Aquiles Reis

O cantor e compositor Celso Viáfora
O cantor e compositor Celso Viáfora Crédito: Divulgação/Site oficial
Ao titular o texto, empaquei. Uma dúvida aturdia a minha cabeça. Não era uma decisão fácil. Pensei e repensei que a escolha daquela palavra embutia uma grande responsabilidade, tanto para o alvo da exaltação (um compositor), quanto para o arqueiro do elogio (este vocalista). Sem dúvida, desistir é mais difícil do que ir.
Vamos a "A Vida É" (independente), de Celso Viáfora e com o apoio carinhoso de Anna e Mauricio Silveira e Flávia Risaliti. Um primeiro detalhe me chamou a atenção: o CD vem encartado num livreto de 91 páginas (!). Todas as informações que se possa imaginar, desde o porquê das letras, passando pelas partituras musicais e pela ficha técnica, estão esmiuçados faixa a faixa.
A capacidade criativa do compositor, diretor musical e arranjador do álbum vem de muito tempo, quando suas músicas e letras já revelavam belezas extraordinárias. Eu o conheço há décadas. Admiro-o desde então. Ainda assim, não deixo de me emocionar ao ouvi-lo cantar suas músicas – as de hoje e as de sempre.
"A Vida É" tem treze músicas desse cantor e violonista que ganharam novas belezas: o cara se aperfeiçoou e assim escreveu mais e melhores arranjos, com levadas várias e sons virtuosos.
Suas músicas expressam sua personalidade, um cronista com extensa variante cultural. Livros? Vários! Exemplo de fecundidade? O soberbo arranjo para as cordas em “A Vida É”, que titula o álbum.
E nos versos da sua “Acelerado”, raio-x do trampo dos motoboys: “Amontoa o frete no baú da bagageira, põe viseira, capacete e aí já é/ Monta na bicheira, bota a chave no contato e sai rasgando depois de quicar no pé (...)”.
Em “Cara ao Sol” (Rafael Altério e CV) rola improviso de guitarra (Webster Santos) e balanço de versos com termos amapaenses, que o cara tão bem conhece: “Me encara cara a cara já como um carajá me escancararia (...)”. Notas agudas o fazem soltar a voz com ardor.
Com improviso do flugel (Claudio Faria) e da batera (Thiago Big Rabelo), “Comunidade” (Vicente Barrelo e CV) inicia leve, mas logo cresce até roçar o véu da noite.
A tampa fecha com a bela “A Vida Vi” (Pedro Viáfora e CV). Apenas com o violão (CV) e o cello de Vana Block, é a hora de ainda mais se comover. Meu Deus!
A linha de montagem buscada e obtida por CV põe "A Vida É" em lugar de destaque dentre as suas criações de ontem e de hoje.
Você, que gosta de boa música, ouça esse trabalho de um cara que tem o que dizer, seja cantando ou conversando, e o faz com manifestações espirituosas e pertinentes.
Todo o seu poder de criação está no mundo: músicas que emocionam, arrepiam, cordas que pontificam em meio a imagens apuradas, agudos vibrantes, emoções expoentes e instrumentistas virtuosos.
A dúvida: titular este texto foi que me embaraçou. Com um nome pré-escolhido, encontrei outro, titubeei... vingou.
Todavia, arrependido pelo vacilo (mas o título que valeu não é tão ruim assim não, né, gente!), mostro agora o que tinha escolhido primeiro, mas bobeei e não usei: “Celso Viáfora é um gênio!” Simples assim.

Aquiles Reis

Aquiles Reis é músico e vocalista do MPB4. Nascido em Niterói, em 1948, viu a música correr em suas veias em 1965, quando o grupo se profissionalizou. Há quinze anos Aquiles passou a escrever sobre música em jornais. Neste mesmo período, lançou o livro "O Gogó de Aquiles" (Editora A Girafa)

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Gilberto Gil encerrou a segunda edição do Festival Turá em São Paulo na noite deste domingo (25) com o show 'Nós e a Gente' onde é acompanhado por sua família no palco
Banda Sinfônica Vale Música celebra Gilberto Gil em concerto inédito
Acidente deixa duas pessoas feridas na Avenida Beira-Mar
Acidente deixa duas pessoas feridas e congestiona trânsito em Vitória
Bernadete de Souza Braga, de 61 anos, assassinada com golpes de facão em 4 de outubro de 2023
Pena de 40 anos para homem que matou mulher com golpes de facão no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados