Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Política

Prefeitos eleitos vão precisar de visão estratégica para novo contexto

Os novos prefeitos assumem com déficit de legitimidade, grandes limitações fiscais e desafios sanitários

Publicado em 26 de Dezembro de 2020 às 05:00

Públicado em 

26 dez 2020 às 05:00
Antônio Carlos Medeiros

Colunista

Antônio Carlos Medeiros

Político durante eleições
Novos prefeitos terão que buscar formas compartilhadas de gestão Crédito: Shutterstock
Os novos prefeitos eleitos assumem com déficit de legitimidade, grandes limitações fiscais e desafios sanitários e reduzida capacidade de liderar as suas cidades. Vão precisar de visão estratégica para enfrentar novo contexto e espírito de época - e de visão empreendedora para ter capacidade de entrega. Felizmente, a média das campanhas eleitorais se concentrou em temas locais de zeladoria e, portanto, não foi muito ativado o “modo promessas”. Isto é um preventivo contra choques de estelionatos eleitorais.
O déficit de legitimidade é significativo. Na mediana dos resultados dos dois turnos, a alienação eleitoral atingiu 1/3 do eleitorado no Estado. O não voto é o sentimento de antipolítica. Gente dizendo: “ninguém me representa”. Na Grande Vitória, todos os quatro prefeitos eleitos em segundo turno têm déficit de legitimidade. Paira a imanência da ingovernabilidade. Também porque o Poder Local perdeu capacidade relativa de ser Poder Local. Os prefeitos têm novos contextos e obstáculos para liderar as suas cidades.
Isto remete para as limitações fiscais e sanitárias. Requer energia de gestão e concepções inovadoras sobre a vocação metropolitana e mundial das cidades. E sobre o papel das cidades no desenvolvimento sustentável e no enfrentamento da crise sanitária – o que inclui a aplicação da vacina. Só pela melhoria da capacidade de entregas advirá a recuperação da legitimidade do Poder Local. 
Buscar formas compartilhadas de gestão – consórcios, parcerias, soluções digitais. E ferramentas de gestão alternativa de políticas: reuso de água; energia solar nas escolas e prédios públicos; tecnologia digital na prestação dos serviços; economia criativa; e pedágio urbano, por exemplo. Governança compartilhada na Região Metropolitana da Grande Vitória.
No século XXI, o poder local não é mais a prefeitura. O poder mudou. Está em movimento um novo arcabouço de governança, com formato multissetorial e em rede. Um novo localismo que se expande para além das “fronteiras” dos tradicionais governos locais (as prefeituras, no caso brasileiro). A governança como confluência de iniciativas e esforços coletivos da sociedade civil, do governo e da iniciativa privada.
Nem as cidades são mais meras unidades políticas subordinadas ao Poder Central ou à Nação, nem as prefeituras são mais os centros do poder local. No mundo dos fluxos, o novo localismo é uma rede complexa (virtual e real) de iniciativas cívicas, privadas, governamentais que movimentam uma nova energia empreendedora da sociedade. 
Energia e sinergia capitaneadas pelas cidades primazes e capitais, se espraiando pela rede (nacional e mundial) de cidades. Basta olhar o exemplo da gestão e do convívio com a pandemia. No microcosmo brasileiro, esta realidade nos remete para a repactuação do federalismo brasileiro.

Antônio Carlos Medeiros

É pós-doutor em Ciência Política pela The London School of Economics and Political Science. Neste espaço, aos sábados, traz reflexões sobre a política e a economia e aponta os possíveis caminhos para avanços possíveis nessas áreas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Tribunal do Júri: como funciona um júri popular
Tribunal do Júri e a atuação de destaque do Ministério Público
Imagem de destaque
CBN Vitória ao vivo: como vai funcionar o novo app para acessar consultas e exames pelo celular
Imagem de destaque
Por que a chuteira rosa dominou a Copa 2026?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados