Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Política e economia

A improvável janela para o Espírito Santo no governo Lula

No Brasil, o Estado tem sido visto como uma espécie de “tigre asiático” do ponto de vista econômico e fiscal. Abre-se, agora, a porta para o protagonismo político nacional

Publicado em 26 de Novembro de 2022 às 02:30

Públicado em 

26 nov 2022 às 02:30
Antônio Carlos Medeiros

Colunista

Antônio Carlos Medeiros

O governador Renato Casagrande tem dois grandes desafios políticos em seu terceiro mandato como governador do Espírito Santo. Internamente, o desafio de liderar a transição política em curso no Estado. Externamente, o desafio de ser protagonista nas relações dos Estados com o novo governo federal.
O destino parece querer reabrir para o Espírito Santo as portas da sua importância relativa no “concerto dos Estados” brasileiros.
Lula repetiu regularmente na campanha eleitoral que governará dialogando com os governadores e prefeitos. É um redesenho político-institucional. Requer que o Senado da República assuma com mais vigor a sua função precípua de Casa dos Estados. E que os governadores se articulem com mais vigor e efetividade no plano nacional, catalisando forças regionais e locais.
A política brasileira tem inequívoca dimensão regional. Esta dimensão advém de acentuadas diversidades e heterogeneidades, que fazem deste país um mosaico.
Lula sinalizou que vai buscar uma nova ancoragem federativa para criar condições de mediação política e produção de consenso no Brasil. Revigorar e ampliar canais múltiplos de mediação política, fortalecendo a âncora federativa. O país precisa sair da conjuntura de confrontação política para a normalidade política. Isto é, a normalidade do exercício da função da política como ferramenta de articulação e agregação de interesses. Mediação.
Já no próximo dia 7 de dezembro, Lula e governadores vão ter a primeira reunião, em Brasília. Reunião do Fórum Nacional de Governadores, a convite do governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Lula se comprometeu a restabelecer novo pacto federativo. Bingo.
O governador Renato Casagrande tem exercido, nos últimos quatro anos, protagonismo nos fóruns regionais e nacionais de governadores - e nos fóruns internacionais de debate da questão das mudanças climáticas.
Agora, este protagonismo pode ser ampliado e consolidado. No Brasil, o Espírito Santo tem sido visto como uma espécie de “tigre asiático” do ponto de vista econômico e fiscal. Abre-se, agora, a porta para o protagonismo político nacional, em novo “concerto dos Estados”.
Nossas lideranças políticas, empresariais e sociais têm, portanto, uma janela para sair do costumeiro “queixume” de que somos um patinho feio na Federação. Hora de agir e participar da nova concertação. O Brasil da mediação, da democracia e da prosperidade.
Dizem, apressadamente, que o Espírito Santo teria virado bolsonarista. Mas, ironias do destino, deverá ser o presidente eleito, Lula, que vai abrir novas portas e janelas para o ES. Vamos lembrar que será a segunda vez. Em seu primeiro mandato, ele concedeu uma espécie de “waiver” para o Estado, no primeiro governo de Paulo Hartung.
Para quem não lembra, tratava-se da aprovação de uma operação de securitização dos royalties do petróleo. Aquela operação foi decisiva para restabelecer o equilíbrio fiscal. Salvou o governo Hartung. E permitiu a retomada do caminho da responsabilidade fiscal – que é, até hoje, a marca do Espírito Santo no país: Nota A.

Antônio Carlos Medeiros

É pós-doutor em Ciência Política pela The London School of Economics and Political Science. Neste espaço, aos sábados, traz reflexões sobre a política e a economia e aponta os possíveis caminhos para avanços possíveis nessas áreas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rio Branco-ES rompe com patrocinador investigado pela Polícia Federal, antes de jogo da Série D
Rio Branco encerra vínculo com patrocinador investigado em caso de lavagem de dinheiro
Imagem de destaque
Rio Branco rompe contrato de patrocínio com empresa suspeita de lavagem de dinheiro
Polícia prendeu no ES procurado por estuprar e matar filha no RJ
Pai procurado por estuprar e matar filha de 3 anos no RJ é preso no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados