Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Mercado de galpões vai muito bem no ES, mas poderia estar melhor

Segmento está em franca expansão, mas empresários reclamam da demora, acima da média nacional, na obtenção de licenças

Publicado em 12/05/2022 às 18h13
Data: 29/08/2018 - Lógística - Distribuição - Entreposto da Zona Franca de Manaus, na BR 101 em Cariacica, Espírito Santo - Editoria: Cidade - Crédito: Eduardo Dias - NA
Galpão logístico construído em Cariacica para distribuição de eletroeletrônicos. Crédito: Eduardo Dias/Arquivo

O mercado de galpões vai muito bem no Espírito Santo: são 2 milhões de metros quadrados de áreas prontas para armazenagem e mais 1 milhão de metros quadrados ficarão prontos até o final de 2022. Um investimento de R$ 1,3 bi! Uma beleza, é verdade, mas poderia estar melhor se não fosse a danada da burocracia.

Hoje, no Espírito Santo, da aquisição da área até a aprovação do projeto, leva-se pouco mais de dois anos. Em São Paulo, por exemplo, o mesmo processo leva um ano e dois meses. Em Pernambuco, um ano. As licenças necessárias para esse tipo de projeto são emitidas por Estado e município.

Essa lentidão acaba afastando investidores. A VTO Polos Empresariais, por exemplo, empresa aqui do Espírito Santo, está investindo, neste momento R$ 220 milhões, só que nenhum centavo está no Estado. Os aportes estão sendo feitos em Mato Grosso, São Paulo e Pernambuco. Claro que a lentidão da burocracia não explica tudo (os terrenos caros também atrapalham), mas tem sua responsabiliade. "Aprovações seguem muito lentas. Seria possível fazer tudo em oito meses", afirma Alexandre Schubert, diretor-geral da empresa.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.