Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Lançamento em 2024: Nazca desenvolve um novo bairro em Vitória

O empreendimento ficará na área onde funcionou a Pedreira Rio Doce, às margens da Serafim Derenzi. Trata-se da mais nova fronteira imobiliária da Capital

Publicado em 08/12/2023 às 03h50
Perspectiva do novo bairro planejado de Vitória
Perspectiva do novo bairro planejado de Vitória. Crédito: Divulgação/Nazca

A Nazca, uma das principais desenvolvedoras de projetos e incorporadoras do Espírito Santo, lançará, em 2024, um dos maiores empreendimentos imobiliários de Vitória dos últimos tempos. Trata-se de um bairro planejado que ficará na antiga Pedreira Rio Doce, na Orla Noroeste de Vitória. Ao todo a área tem 600 mil m², 400 mil m² serão doados à prefeitura e devem ser anexados ao Parque da Fonte Grande e o empreendimento vai ocupar 200 mil m². A ocupação será iniciada no segundo semestre de 2024, com o início das obras de um parque, com a assinatura do escritório de paisagismo Burle Marx, que será construído no entorno da cava. Os primeiros lançamentos se darão em 2025, o desenvolvimento completo deverá levar entre 20 e 30 anos.

O empreendimento está na fase final de audiências públicas e as licenças devem estar todas prontas nos próximos meses. A área abrigará prédios residenciais, comerciais, centros de compras, escolas e outros tipos de negócios. A Nazca desenvolverá alguns desses empreendimentos, mas o bairro, que ainda não foi batizado, estará aberto para outras incorporadoras. "Vamos desenvolver um novo bairro e ele, assim como os demais bairros da cidade, estará aberto a todos os empreendedores. Vamos vender lotes de, na média, 2 mil m², os interessados poderão comprar e desenvolver os seus projetos ali dentro", explicou Breno Peixoto, CEO da Nazca.

O valor geral de venda (VGV) da nova área, a preços de hoje, supera os R$ 2 bilhões. "É difícil fazer a conta de quanto o projeto movimentará porque trata-se de um plano de longo prazo, mas, a preços de hoje, passa dos R$ 2 bilhões. Já temos alguns contratos fechados e os primeiros empreendimentos serão entregues em 2028", disse Peixoto.

Perspectiva do novo bairro planejado de Vitória
Perspectiva do novo bairro planejado de Vitória. Crédito: Divulgação/Nazca

A expansão rumo à Orla Noroeste, às margens da Serafim Derenzi, é tida como a maior novidade do mercado imobiliário de Vitória dos últimos tempos. O bairro planejado que será desenvolvido pela Nazca é o primeiro lançamento deste porte na região. Olhando para a história, o Centro foi a primeira fronteira, depois vieram Praia do Canto, Praia de Camburi (Jardim da Penha e Mata da Praia), Enseada e Jardim Camburi. Os bairros que margeiam a Serafim Derenzi, que nunca estiveram neste rol, agora passam a integrá-lo. O grande desafio é o acesso viário. A Pedreira Rio Doce está a poucos quilômetros de bairros como Jardim da Penha e Praia do Canto, mas o tempo gasto no trânsito ainda é elevado. Há propostas na mesa da Prefeitura de Vitória para que o escoamento possa melhorar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.