Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Espírito Santo lidera incêndios florestais registrados pela Suzano

Companhia enfrenta um grave problema fundiário no extremo Norte capixaba, principalmente na região de Conceição da Barra

Publicado em 16/05/2022 às 04h30
Ocupação em áreas de eucalipto da Suzano em municípios do norte capixaba
Ocupação em áreas de eucalipto da Suzano em municípios do Norte capixaba. Crédito: Vitor Jubini

A Suzano, líder global na produção de celulose de eucalipto, possui 269 mil hectares de área no Espírito Santo, isso representa cerca de 10% de toda a área que a companhia tem no Brasil. Quando o assunto são incêndios florestais, aí a participação do Estado sobe bastante, batendo em 40%. Ou seja, mesmo abrigando apenas 10% da base florestal da empresa, ocorrem por aqui 40% dos incêndios.

A empresa enfrenta um grave problema fundiário no extremo Norte capixaba, principalmente na região de Conceição da Barra. São várias as ocorrências de invasões, desmate ilegal e incêndios. São várias as ações judiciais da empresa contra associações de agricultores e quilombolas.

A insegurança jurídica e social é grande e, por isso, passou a pesar nas decisões de investimento. A expansão da produção de celulose em Aracruz e até a implantação da fábrica de bio-óleo passam por isso. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde a Suzano possui presença relevante, a segurança florestal é muito maior.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.