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Casagrande vai a ministro e pede mais agilidade com BR 101

O governador do Espírito Santo não quer que o início dos estudos que vão embasar os valores e a modelagem do novo contrato fiquem para o ano que vem

Publicado em 18/11/2022 às 15h29
Governador Renato Casagrande no Pedra Azul Summit
Governador Renato Casagrande no Pedra Azul Summit. Crédito: Fernando Madeira

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, entrou em contato com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e pediu mais rapidez na contratação dos estudos necessários para a relicitação do trecho da via que corta o Estado. O governador não quer que o início dos estudos que vão embasar os valores e a modelagem do novo contrato fiquem para o ano que vem. O medo é que a mudança de governo na esfera federal atrapalhe e atrase um processo que está para lá de complicado.

"Pedi ao Marcelo Sampaio que ande rápido com a contratação deste estudo. É ele que dará as bases de valores e demais obrigações que a nova concessionária terá de assumir. Não podemos tropeçar naquilo que tropeçamos no contrato atual. Como será o contorno de Linhares? E como ficará a reserva de Sooretama? Quais são os valores envolvidos? Estou falando sobre tudo isso. Um estudo como esse não demora menos de seis meses, temos que acelerar", assinalou o governador, que participou, nesta sexta-feira (18), do Pedra Azul Summit, evento da Rede Gazeta.

Em julho passado, a EcoRodovias, empresa que venceu o leilão de concessão em 2013, anunciou que devolveria a administração da via ao governo federal. Diante disso, uma nova licitação terá de ser feita. Antes do novo leilão, um estudo de modelagem, que é o que o governador está cobrando mais agilidade, precisa ser feito. A expectativa é de que todo o processo de relicitação leve algo perto de dois anos.

Enquanto cobra mais celeridade de Brasília, o Estado toca estudos que analisam a viabilidade de o próprio governo capixaba assumir, de maneira transitória, o trecho da BR 101 no Espírito Santo. "Recebemos uma sinalização positiva da EcoRodovias e agora estamos estudando se a parte econômica para de pé. As duas coisas podem e precisam andar em paralelo", assinalou Casagrande.

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