> >
O que se sabe sobre tempo severo e chuva forte previstos para o ES e Sudeste

O que se sabe sobre tempo severo e chuva forte previstos para o ES e Sudeste

Previsão mostra que vai chover forte em cidades das regiões Sul, Serrana e Caparaó a partir desta sexta-feira (22)

Publicado em 22 de março de 2024 às 07:32

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Raios durante tempestades no Espírito Santo
Raios durante tempestades no Espírito Santo. (Vitor Jubini)

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil. Mas afinal, o que se sabe até o momento sobre essa previsão de tempo severo? Todas as cidades serão atingidas? Confira as respostas abaixo.

O que significa o “alerta vermelho”?

alerta vermelho (grande perigo) é o maior na escala de risco do Inmet e foi emitido na quarta-feira (20). É uma forma do órgão alertar a população sobre a previsão de precipitações intensas. O aviso vale desta sexta-feira (22) até domingo (24). Devido à situação de gravidade prevista, o Rio de Janeiro chegou a decretar ponto facultativo

O que está previsto?

Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h. Por causa disso, o risco é considerado alto para danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Todas as cidades do Sudeste serão atingidas?

Devido à gravidade do alerta vermelho, o Inmet realizou uma coletiva de imprensa na quinta-feira (21), dando mais detalhes sobre a condição prevista de tempo severo. A coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do órgão, Márcia Seabra, evidenciou que não são todas as cidades que serão afetadas.

“A partir desta sexta-feira (22), a gente tem a previsão de acumulados muito altos de chuva, que pegam desde o Litoral Norte de São Paulo, todo o Estado do Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas Gerais e o Sul do Espírito Santo”, detalhou.

Em território capixaba, a chuva intensa deve ocorrer em 31 cidades. Confira aqui a lista completa.

Alerta vermelho compreende regiões Sul e Serrana do Espírito Santo
Alerta vermelho compreende regiões Sul e Serrana do Espírito Santo. (Inmet)

A Grande Vitória será atingida?

O Boletim Meteorológico da Defesa Civil mostra que pode chover em todo o Espírito Santo a partir desta sexta-feira (22), no entanto, a chuva forte deve atingir cidades das regiões Sul, Serrana e Caparaó, onde estão previstos grandes acumulados por dia. Em outras localidades, incluindo a Região Metropolitana, a precipitação diária não deve passar dos 30 mm. Confira no mapa abaixo.

Defesa Civil
Defesa Civil prevê chuva mais forte no Sul capixaba nesta sexta-feira (22). (Defesa Civil)

O que vai provocar essa chuva?

Segundo Márcia Seabra, a mudança no tempo no Sudeste decorre de uma frente fria vinda do Sul. “A frente fria vai avançar até a Região Sudeste e, após a passagem dessa frente, a gente vai ter um fluxo de umidade, ventos levando a umidade do oceano em direção ao Rio de Janeiro”, explicou.

A previsão pode mudar?

Márcia Seabra destacou que pode haver alguma alteração no volume de chuva previsto e no local exato onde pode chover forte, mas é pouco provável que haja alguma mudança no padrão geral alertado pelo Inmet. “A condição, de uma maneira geral, não deve ser alterada”, sentenciou.

O que o Inmet recomenda aos moradores?

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre;
  • Obter mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais