> >
O inverno já chegou? Entenda o frio que atinge o ES nesta semana

O inverno já chegou? Entenda o frio que atinge o ES nesta semana

Ventos e formação de nuvens influenciam na temperatura. Temperaturas devem seguir baixas no Estado pelo menos até o próximo domingo (16)

Publicado em 14 de maio de 2021 às 13:35

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fevereiro de 2021 terminou com um domingo de tempo instável na Grande Vitória
Mesmo no outono, semana foi de frio no Espírito Santo. (Vitor Jubini)

Uma semana inteira de frio. O capixaba, tão acostumado com o calor, pode ter se assustado com as temperaturas registradas ao longo desta semana – com recorde de frio no Espírito Santo e 7,5 °C na região Serrana.  E embora ainda estejamos no outono, as temperaturas vão seguir baixas no fim de semana.

A previsão do tempo já mostrou que o clima frio deve durar pelo menos até domingo (16). Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a madrugada de sábado (15) para domingo será fria em todas as regiões capixabas, com condição para formação de geada nos trechos mais altos da Região Serrana e previsão de neblina para algumas áreas do Estado.

"A tendência de alcançar um novo recorde na temperatura mínima não está 100% confirmada. Porém, nos próximos dias, com a abertura de algumas nuvens, pode ser que a temperatura reduza e chegue nesse mesmo patamar (7 °C). Tanto que a gente tem a previsão de geada para a região Serrana amanhã e uma pequena possibilidade disso acontecer no domingo também", afirma o meteorologista Hugo Ramos.

POR QUE TEM FEITO TANTO FRIO?

A explicação para o frio dos últimos dias está na força dos ventos. Junta-se a isso a passagem de uma frente fria no último final de semana, que gerou reflexos no Estado até a última quarta-feira (12), e a chegada de uma nova frente fria que começou a se aproximar nesta quinta-feira (13).

"O frio foi ocasionado pela presença do transporte do ar um pouco mais frio, decorrente da massa de ar de origem polar, associada a frente fria que passou no último fim de semana e até quarta-feira ainda estava atuando no Estado. Com essa nova frete fria, de novo teremos uma renovação de ar resfriado. A massa de ar polar intensa está no oceano, mas os ventos de superfície, de quadrante sul e sudeste, devem trazer esse ar um pouco mais resfriado e vai manter o friozinho no final de semana", explica. 

A IMPORTANCIA DAS NUVENS

Para além dos ventos, as nuvens também são muito importantes para manter as temperaturas em níveis mais baixos. É a presença ou a ausência delas, no começo e no fim do dia, que vai ajudar a determinar se teremos frio a noite e durante a madrugada.

O meteorologista do Incaper explica que as temperaturas chegam ao mínimo, minutos antes da chegada dos raios solares. Se nesse período houver um aumento da cobertura de nuvens, a manhã tende a ser mais fria. "A nuvem funciona como um cobertor e aquele calor, que estava chegando no topo da terra, tem dificuldade para passar. Quando o raio de sol chega, se não tiver nuvens, ele atinge direto a superfície para gerar calor", esclarece.

Algo semelhante acontece no final do dia. As noites tendem a ser mais quentes quando há nuvens no céu, porque elas ajudam a manter o calor do dia por mais tempo na superfície. "Se fez calor durante o dia, no final do dia esse calor precisa retorna para fora da terra. Quando tem cobertura de nuvens, essa barreira não deixa o calor se dissipar por completo e aí temos noites mais quentes", reforça Ramos.

Aspas de citação

Se o dia é quente e não há nuvens à noite, todo o calor que a gente absorveu durante o dia é perdido mais facilmente pela ausência das nuvens e ausência do sol mandando calor para gente. Por isso, temos temperaturas mais baixas à noite

Hugo Ramos
Meteorologista do Icaper
Aspas de citação

INVERNO SERÁ RIGOROSO NO ES?

Mas se ainda estamos no outono e as temperaturas já estão baixas, isso significa que o inverno será mais rigoroso no Espírito Santo este ano?  O meteorologista do Incaper diz que ainda é cedo para fazer esse tipo de análise.

Ele lembra que o outono é uma fase de transição entre o verão e o inverno, por isso ao longo desse período é comum que os dias tenham características das duas estações. O outono é marcado pela baixa amplitude térmica, que é quando a diferença entre temperatura mínima e máxima é pequena. Assim, é normal que quanto mais próximo do inverno, maior seja a chance dos dias serem mais frios.

"Com certeza poderemos ter lá na frente temperaturas mais baixas que essa (7,5 °C). Já tivemos época no Espírito Santo com a menor temperatura do ano na casa dos 5 °C. Já tivemos registro em outros anos de 3 °C, 2 °C na Região Serrana. Para dizer o se o inverno será rigoroso tem que acompanhar a evolução dos sistemas meteorológicos nesse período. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa", encerrou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais