> >
Parada do Orgulho LGBT começa com tom político em São Paulo

Parada do Orgulho LGBT começa com tom político em São Paulo

"Resistência" é a palavra mais repetida entre os participantes do evento, que teve início por volta do meio-dia neste domingo, 23.

Publicado em 23 de junho de 2019 às 21:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
DNT 23-06-2019 SAO PAULO - SP - CIDADES METROPOLE OE / PARADA GAY - 23a. edicao da Parada do Orgulho LGBT de Sao Paulo acontece a Av. Paulista na capital paulista e reune publico e simpatizantes da causa - FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO. (DANIEL TEIXEIRA/AE)

SÃO PAULO - A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo assumiu o caráter de movimento político e de oposição ao governo Jair Bolsonaro. “Resistência” é a palavra mais repetida entre os participantes do evento, que teve início por volta do meio-dia neste domingo, 23. Expectativa dos organizadores é a de reunir 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista.

Ainda na concentração da parada, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) puxou uma vaia contra o presidente. Além de críticas ao governo, a Parada também reforçou a defesa da decisão do STF que criminalizou a homofobia. Gritos de “Lula Livre” também foram ouvidos no início do evento.

Os primeiros discursos oficiais reforçaram o tom político. A ex-prefeita de São Paulo e senadora Marta Suplicy afirmou que essa é “a mais importante Parada da história”. “É a luta contra todo o retrocesso civilizatório que tem se apresentado”, completou Marta.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://midiastm.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2019/06/23/1050x500/1_age20190623108-6200859.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5d0fe86f9ef52', 'cd_midia':6200859, 'ds_midia_link': 'https://midiastm.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2019/06/23/age20190623108-6200859.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Tiago Queiroz/AE', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1050', 'cd_midia_h': '700', 'align': 'Clear', 'midias': [6200863,6200862,6200861,6200860,6200859], 'ds_midma_legen': {'0': '','6200859': 'TQ SÃO PAULO 23.06.2019 METRÓPOLE PARADA GAY LGBT 2019 Imagens do início da parada, com saída em frente ao MASP. FOTO TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO','6200860': 'DNT 23-06-2019 SAO PAULO - SP - CIDADES METROPOLE OE / PARADA GAY - 23a. edicao da Parada do Orgulho LGBT de Sao Paulo acontece a Av. Paulista na capital paulista e reune publico e simpatizantes da causa - FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO','6200861': 'Sao Paulo (SP), 23\06\2019: Cultura \ 23ª Parada do Orgulho LGTB+ \ Mel C - Imagens da cantora Mel C na 23ª Parada do Orgulho LGTB+ na Avenida Paulista, regiao centro-sul da cidade de Sao Paulo (SP), nesse domingo (23). Os organizadores elegeram como tema os 50 anos de Stonewall , lembrando um episodio de repressao policial em Nova York que se tornou marco para o ativismo LGBT em todo o mundo. Tambem sao esperadas manifestacoes contra o presidente Jair Bolsonaro , que, entre outras declaracoes, disse recentemente que o Brasil

O deputado federal David Miranda (PSOL) também reforçou a ideia de que a Parada é um movimento político. “Esse é um movimento contra um projeto de poder que atenta contra as nossas vidas. Uma Parada que ganha mais importante porque temos um presidente declaradamente homofóbico”, afirmou.

O prefeito Bruno Covas chegou ao vão livre do Masp por volta das 13h15. Em entrevista coletiva, Covas disse ser importante que a cidade de São Paulo continue sendo palco de manifestações contra ou a favor do governo - ressaltando que no mesmo feriado aconteceram a Marcha para Jesus e agora a Parada LGBT.

Sobre as críticas ao governo federal e o presidente Jair Bolsonaro, Covas não quis se aprofundar, mas voltou a repetir críticas sobre a demissão de diretores do Banco do Brasil por contratarem atores e atrizes da comunidade LGBT para um comercial. “ A gente espera que isso não seja uma política de governo”.

Prefeito

O prefeito afirmou que a cidade de São Paulo “celebra a diversidade” e que pretende ser referência mundial em termos de direitos humanos”.

Entre os participantes, muitas famílias que foram ao evento para apoiar filhos e amigos. “É a minha primeira vez . Eu era uma pessoa com muitos preconceitos. Meu filho me ensinou a ver a vida de outro jeito. Hoje estou aqui para apoiá-lo", comentou Lourdes Fragoso, de 66 anos.

A transexual Vanessa Leite, de 30 anos, levou a mãe para a parada LGBT. “Minha mãe é uma mulher evoluída. Ela não é juíza de ninguém. E me apoia”, disse. Já Erundina Moreira, de 70 anos, mãe de Vanessa, retribuía a admiração da filha. “Tenho muito orgulho. Não admito que nenhum preconceituoso chegue sequer perto de mim”.

“Sou hétero, mas estou aqui pelos meus amigos. Vivemos um período de perseguição e violência contra a comunidade gay. Não vou soltar a mão deles. Mexeu com eles, mexeu comigo", falou o engenheiro Hernandes Souza, de 32 anos.

A estudante Luciana Santos, de 22 anos, exibia uma camisa com a mensagem: “A única cura que eu quero é a do câncer”. Segundo ela, a política hoje obriga todo mundo a defender o óbvio: “A gente precisa lutar para explicar que homofobia é crime, que cura gay é um absurdo e que a terra é plana”, enumera.

Os vendedores que atuam na Avenida Paulista também se adaptaram ao evento. Canecas, chocolates e adereços com referências às cores do arco-íris estiveram em alta. Além disso, os próprios ambulantes se adaptaram. “Eu votei no Bolsonaro, mas não tenho nada contra ninguém. É preciso garantir o sustento da família”, disse o ambulante Jorge Amadeus, de 40 anos, que vendia adereços para a cabeça.

Depois dos primeiros discursos, a Parada ganhou ares de festa. Com a música alta, a Avenida Paulista e a Rua da Consolação viraram uma balada. “Dançar e beijar na boca também é político”, gritou um rapaz para a reportagem - que tentou, mas não conseguiu ouvir o nome dele.

No posto médico, na Paulista, a maioria dos casos de atendimento era decorrente de excesso de consumo de bebidas alcoólicas. A reportagem flagrou duas pessoas procurando postos policiais para reclamar de furto de celular. Até o momento, a polícia não apresentou um balanço das ocorrências, mas policiais dizem que a “impressão” é de muitos casos de furto de celular.

Atrações 

 

A Parada conta com 19 trios elétricos e a participação de uma ex-integrante do grupo Spice Girls. A concentração ainda acontece na frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em seguida, a passeata desce a Rua da Consolação até a Praça Roosevelt.

Para esta edição, a atração mais aguardada é o show da cantora Melanie C, ex-Spice Girl. Também estão confirmadas Aretuza Lovi, Gloria Groove, Iza, Lexa, Luísa Sonza e MC Pocahontas.

Este vídeo pode te interessar

Às 19 horas, um palco montado na Praça da República receberá shows. O tema deste ano é "50 anos de Stonewall - nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+". Ele relembra a série de manifestações da comunidade LGBT contra batidas violentas da polícia de Nova York em um bar, o Stonewall Inn, no fim da década de 1960.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais