> >
Morre policial baleado por sargento da Rota em ação na zona sul de SP

Morre policial baleado por sargento da Rota em ação na zona sul de SP

Rafael Moura da Silva, 38, foi atingido no abdômen. Ele era agente de telecomunicações policial e atuava na Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco)

Publicado em 16 de julho de 2025 às 16:49

O policial civil baleado por um sargento da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) morreu nesta quarta-feira (16). Ele estava internado no Hospital das Clínicas em estado grave desde o último sábado (12), quando foi atingido durante investigação na zona sul de São Paulo. Rafael Moura da Silva, 38, foi atingido no abdômen. Ele era agente de telecomunicações policial e atuava na Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) lamentou a morte e afirmou que o caso segue sob investigação pela Polícia Militar e pelo 37º Distrito Policial (Campo Belo). Silva e demais policiais civis da 3ª Delegacia Seccional foram à favela do Fogaréu, no Campo Limpo, verificar uma denúncia de tráfico de drogas.

Os agentes entraram no local sem terem conhecimento que membros da Rota, por outro acesso, faziam o mesmo. As equipes se encontraram no interior da favela e houve disparos. 

Os policiais civis afirmam que se identificaram e, mesmo assim, foram atacados. Os membros da Rota alegam legítima defesa putativa quando o indivíduo age acreditando erroneamente estar em legítima defesa.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais