Publicado em 21 de agosto de 2024 às 18:07
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ausência de Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) no mais recente debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pela revista Veja na segunda-feira (19), diminuiu o total de postagens e interações nos perfis oficiais do influenciador e também candidato Pablo Marçal (PRTB), segundo levantamento da Quaest.>
Marçal tem se destacado na corrida pela Prefeitura por declarações controversas pensadas para render cortes nas redes sociais, estratégia que o influenciador já afirmou ser importante para a sua atuação pública.>
Na disputa eleitoral, Marçal tem se aproximado do eleitorado bolsonarista e investido em polêmicas para se destacar. Uma das estratégias é atacar os opositores com postura agressiva e fake news, o que fez com que parte das campanhas aventasse se ausentar dos debates como forma de dar uma resposta ao influenciador.>
Segundo levantamento da Quaest, a ausência de Boulos, Nunes e Datena no último debate conseguiu diminuir o engajamento do candidato do PRTB. O debate online transmitido pela Veja teve menos espectadores, gerando menor repercussão nas redes sociais quando comparado aos debates anteriores.>
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Marçal teve menos chance de gerar conteúdo para as redes sociais, com a redução de menções gerais ao influenciador durante e após o debate e impacto no total de postagens e interações em seus perfis oficiais.>
As menções a Marçal nos debates da Band, O Estado de S. Paulo e Veja caíram de mais de 3 milhões para 760 mil, segundo levantamento da Quaest feito a pedido da Folha.>
No debate da Band, no último dia 8, com média de audiência de 3,4 pontos na Grande São Paulo e live no YouTube com 1,9 milhão de visualizações, o influenciador foi mencionado 3,4 milhões de vezes.>
No segundo debate, transmitido no YouTube pelo jornal O Estado de S. Paulo, e com 2 milhões de visualizações, o candidato teve 2,1 milhões de menções.>
No debate da Veja, com 600 mil visualizações no YouTube e sem a presença de três dos líderes da disputa, as menções a Marçal caíram para 760 mil. Além do influenciador, participaram as candidatas Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).>
Em comentários que citaram candidatos nas lives dos debates, a menção a Marçal também caiu de 75,9% no evento da Band para 53% no de O Estado de S. Paulo e 50% no da Veja. A live do primeiro debate teve no total 40 mil comentários, ante 120 mil do segundo e 32 mil do evento desta semana.>
Segundo Felipe Nunes, que é cientista social e CEO da Quaest, a postura de Boulos, Nunes e Datena de não comparecer ao debate foi decisão estratégica em contexto no qual as redes sociais são mecanismo de comunicação direta com os eleitores.>
Felipe Nunes
Cientista social e CEO da QuaestO influenciador é quem tem maior popularidade digital entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. Ao mesmo tempo, enfrenta pedido do Ministério Público de suspensão do registro da candidatura por abuso de poder econômico, em ação envolvendo a prática de incentivar, com remuneração, seguidores a propagar cortes de vídeos na internet.>
Segundo a lei eleitoral, é proibida a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para fazer publicações de cunho político-eleitoral em seus perfis nas redes sociais. Eventual condenação pode provocar a inelegibilidade por oito anos e cassação do registro de candidato ou mandato.>
O debate na Veja também foi aquele que menos rendeu publicações no Instagram e no TikTok de Marçal. No Instagram, o número de publicações no período do debate (considerado pela pesquisa como o tempo compreendendo o dia da transmissão e o dia posterior) caiu de 60 para 28 postagens quando comparado ao debate de O Estado de S. Paulo. No TikTok, o valor foi de 33 para 5.>
O debate na Band rendeu 50 publicações no Instagram e 25 no TikTok. Instagram e TikTok são as redes sociais de Marçal que têm mais publicações.>
O segundo debate promovido, no último dia 14, levou a pico de interações no Instagram do candidato, que é sua principal plataforma de divulgação. Durante o período do evento, houve um crescimento de cerca de 5 milhões de interações em comparação com o da Band.>
No evento da Veja, as interações tiveram queda expressiva, com cerca de 12 milhões de interações a menos quando comparado com o debate da semana anterior.>
No TikTok, a quantidade despencou de 1,66 milhões interações no primeiro encontro e 1,4 milhões no segundo para apenas 40 mil na Veja.>
Quanto às postagens com maior interação, a publicação com maior destaque no debate da Band foi imagem em que Marçal acusa Tabata de estudar apenas manchetes. A postagem alcançou mais de 900 mil curtidas.>
No segundo debate, a postagem de destaque faz referência a discussão com Boulos, quando o deputado do PSOL dá um tapa em uma carteira de trabalho exibida por Marçal. Na ocasião, o influenciador chamou o oponente de "vagabundo" que nunca trabalhou. A publicação teve mais de 1,3 milhão de curtidas.>
No mais recente debate, a postagem com mais interações destacou a ausência de Boulos, Nunes e Datena no evento. A mensagem é acompanhada pela frase "Quer me enfrentar nos debates?" e insinua que os candidatos teriam medo de encarar Marçal. A publicação teve mais de 390 mil curtidas.>
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