> >
Em discurso na convenção, Casagrande repetiu mais 'eu' e 'nós'

Em discurso na convenção, Casagrande repetiu mais "eu" e "nós"

Ex-governador, que volta à disputa pelo Palácio Anchieta, teve um discurso para dialogar com os correligionários

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 20:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande discursou na manhã deste sábado (4). (Bernardo Coutinho)

Ao ser escolhido como candidato ao governo do Espírito Santo no sábado (4), Renato Casagrande (PSB) falou aos aliados e reforçou os motivos que o levaram a disputar o pleito novamente. Mantendo um discurso voltado aos pares, as palavras mais ditas foram "eu" e "nós".

Casagrande também falou sobre a política que pretende colocar em prática caso seja eleito, e também repetiu alguns dos pontos que considera cruciais na administração do governo do Estado.

Excluindo palavras comuns, como alguns artigos, pronomes, conectivos e advérbios, a "nuvem de palavras" formada com o discurso destacam também as palavras: "não", "gente", "estado", "você", "governador", "pilar", "política" e "governo".

Nuvem de palavras do discurso do candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante convenção do PSB. (Reprodução/ WordArt)

Tais termos demonstram uma preocupação do candidato, já no primeiro discurso da convenção oficial, com as questões políticas do Estado e da forma como pretende guiar a campanha.

Casagrande reforçou que vai fazer uma política voltada para o desenvolvimento econômico e social, e que não vai perseguir os adversários políticos.

O socialista afirmou que vai continuar as obras pendentes e também retomar alguns projetos que foram parados após a sua saída, em dezembro de 2014, como o "Estado Presente", programa da área da segurança pública. 

EU X NÓS

Se considerarmos a linha do tempo das palavras "eu" e "nós", dá para perceber que Casagrande intercalou os pronomes pessoais durante todo o discurso.

Linha do tempo do discurso do candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante convenção do PSB. (Reprodução/ Voyant)

Em alguns momentos, usava a primeira pessoa do singular (eu) para pedir, afirmar, contar uma história, reforçar o que fez ou o que sabia. "Eu recebi", "Eu fui", "Eu visitei", "Eu sempre", entre outros exemplos.

Já a primeira pessoa do plural (nós) foi usada para mostrar o que será feito pelo Estado caso seja eleito, junto com o seu governo. Exemplos de uso em frases: "nós estamos formando", "nós estamos aqui com vocês", "nós precisamos", "nós vamos fazer", entre outras.

Palavras mais ditas por Casagrande em discurso:

Este vídeo pode te interessar

Eu - 74 vezesGente - 60 vezesNão - 64 vezesNós - 50 vezesEstado - 46 vezesVocês - 41 vezesPolítica - 27 vezesGoverno - 20 vezesPilar - 15 vezes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais