Autor(a) Convidado(a)

Simples hábito de lavar as mãos transformou a medicina no século 19

Grande mudança só veio em 1857, quando Pasteur publicou trabalhos propondo que as infecções aconteciam devido aos microrganismos suspensos no ar e que eles eram encontrados, também, na maioria das superfícies

  • Simone Neri
Publicado em 27/03/2020 às 15h55
Atualizado em 27/03/2020 às 15h58
Lavar as mãos corretamente é uma medida de prevenção contra o coronavírus
Lavar as mãos corretamente é uma medida de prevenção contra o coronavírus. Crédito: Burst/ Pexels

Como um simples ato salvou milhares de vidas? No início do século XIX não era hábito dos médicos lavarem as mãos, já que a ciência desconhecia o que os germes causavam às pessoas. Em 1840, o médico húngaro, Ignaz Semmelweis, descobriu que, higienizando as mãos frequentemente, os profissionais de saúde poderiam reduzir as taxas de mortalidade nas maternidades. 

Mas a grande mudança só veio em 1857, quando Pasteur publicou trabalhos propondo que as infecções aconteciam devido aos microrganismos suspensos no ar, e que estes eram encontrados, também, na maioria das superfícies vivas e não vivas do ambiente.

Robert Koch também contribuiu para uma maior compreensão da importância dos microrganismos, quando, ao estudar o carbúnculo, foi o primeiro a provar que um tipo específico de micróbio causa uma determinada doença, criando a Teoria Microbiana da Doença. 

Uma vez definidos os agentes, os estudiosos voltaram-se para a descoberta de meios eficientes para combatê-los e descobriram que substâncias antissépticas como água, sabões, álcoois, iodo, iodóforos, clorexedina, compostos fenólicos e compostos a base de cloro eram eficientes para lavar as mãos e manter os ambientes limpos.

Foi assim que a ciência transformou a medicina e com o simples hábito de lavar as mãos estabeleceu um método expressivo na redução das comorbidades como o coronavírus. Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de combater a doença. 

Siga as orientações e não saia de casa sem necessidade; lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; se não puder lavá-las, utilize álcool gel 70º para a degermação; evite aglomerações e filas; cubra nariz e boca ao tossir ou espirrar; deixe as janelas abertas para a circulação do ar; e use lenço descartável para higiene nasal e/ou tosse.

A autora é dermatologista

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.