A recente divulgação do ranking de investimentos públicos pelo Centro de Liderança Pública (CLP) colocou a cidade da Serra em evidência nacional, ocupando o sexto lugar no Brasil e o primeiro no Espírito Santo em taxa de investimentos. Mais do que um dado expressivo, esse resultado confirma uma visão que nós, da Ases, temos defendido com convicção: é possível construir uma cidade mais competitiva, produtiva e humana a partir de um planejamento estratégico sólido, claro e participativo.
A taxa de investimento de 23,19% do orçamento municipal em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação e bens duráveis representa mais do que eficiência administrativa — é um reflexo direto de uma gestão comprometida com o cidadão e com o futuro do município. Esse percentual é 9% superior ao do segundo colocado no Estado e mais que o dobro do registrado pela capital, evidenciando uma condução pública alinhada à responsabilidade fiscal e à visão de longo prazo.
O protagonismo da Serra não se limita aos números. A cidade se consolida, com mérito, como polo logístico, industrial e tecnológico, graças a uma combinação estratégica de localização privilegiada, infraestrutura robusta, mão de obra qualificada e ambiente regulatório favorável.
Essa evolução só é possível quando há sintonia entre o poder público e a iniciativa privada, como temos vivenciado por meio de uma parceria transparente entre a Prefeitura da Serra (PMS), a Ases e outras instituições organizadas, como o Ministério Público.
Essa construção coletiva de um planejamento estratégico é um diferencial que deve ser valorizado. A articulação entre os setores, com base em diálogo, transparência e metas comuns, cria um ecossistema propício ao desenvolvimento sustentável e à atração de novos investimentos.
Vale destacar o papel fundamental das lideranças políticas nesse cenário. Nos últimos 20 anos a prefeitura vem com um planejamento estratégico e o atual prefeito, Weverson Meireles, tem mostrado que a continuidade administrativa, aliada ao planejamento e à responsabilidade, pode transformar realidades e gerar impactos positivos duradouros.
A Ases sente orgulho em acompanhar e contribuir com esse processo. Estamos engajados, inclusive, na discussão sobre a expansão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para a Serra, por entendermos que essa é mais uma oportunidade de ampliar a presença da cidade no cenário nacional e internacional.
A Serra hoje é exemplo. Lidera em números, sim — mas também em visão, compromisso e capacidade de inspirar. E, quando uma cidade se posiciona assim, todo o Espírito Santo avança. Seguiremos apoiando esse protagonismo, porque onde há liderança responsável e parceria estratégica, há espaço para inovação, oportunidades e transformação social.
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.