Autor(a) Convidado(a)
É vereador de Vitória, advogado especialista em gestão pública, direito público e segurança pública

Representação popular e desenvolvimento de Vitória têm um elo forte

O Comitê de Apoio ao Mandato Legislativo, na nossa percepção, se destaca com uma proposta em que unimos um compromisso comum: o desenvolvimento de Vitória

  • Aylton Dadalto É vereador de Vitória, advogado especialista em gestão pública, direito público e segurança pública
Publicado em 29/06/2025 às 10h00

Em diversas discussões sobre como aprimorar a participação popular na política e tornar as ações para o desenvolvimento de Vitória mais efetivas e eficientes, uma ideia ganhou forma entre apoiadores e parceiros políticos: fortalecer o engajamento da sociedade na política municipal.

Assim, foi criado o Comitê de Apoio ao Mandato Legislativo, que começou a se estruturar e a dar seus primeiros passos com a nossa legislatura na Câmara de Vitória em 2025.

A inspiração para a formação dos comitês surgiu da observação de iniciativas em outros países onde a participação popular é ativa em conselhos e encontros de associações de distritos e bairros. O projeto visa incentivar a população a analisar criticamente o cotidiano da cidade e buscar soluções. A participação popular é essencial para o sucesso dessa iniciativa. Com conselhos temáticos dedicados ao debate, reunimos semanalmente profissionais e interessados dispostos a apresentar boas ideias, sugestões e projetos de lei.

Nossa proposta abrange oito comitês: Segurança Pública; Empreendedorismo e Tributação; Mobilidade Urbana e Urbanismo; Inovação, Cidades Inteligentes e Parcerias Público-Privadas; Bem-estar Animal, Sustentabilidade e Meio Ambiente; Esporte; Saúde, Acessibilidade e Educação; Cultura, Lazer e Turismo.

Fruto do engajamento voluntário de profissionais especializados, propostas serão desenvolvidas para otimizar diversas áreas de atuação. Essas propostas, cuidadosamente elaboradas com base em experiência técnica e conhecimento prático, visam promover melhorias tangíveis e duradouras na sociedade.

Os critérios que norteiam a elaboração das propostas são: embasamento técnico, viabilidade, relevância social e adequação aos preceitos constitucionais. Isso demonstra que cada proposta vai impactar a sociedade a fim de gerar benefícios para o bem-estar e avanço de Vitória.

Câmara Municipal de Vitória
Câmara Municipal de Vitória. Crédito: Ricardo Medeiros

Dessa forma, a perspectiva do mandato se transforma, colocando a população como protagonista e diminuindo a distância entre a gestão pública e as necessidades da sociedade. Reconhecendo que o vereador é um representante eleito democraticamente pela sociedade para ouvir, identificar as reais necessidades e lutar por melhorias na comunidade, nosso mandato é estruturado pela participação da população, propondo melhorias para Vitória de forma sistemática, dentro de um método próprio de gestão durante todo o mandato.

Existem diversas iniciativas de participação popular que visam aproximar a sociedade da política. Todas são importantes e deveriam ser aplicadas por outros legisladores em Vitória e em outros estados e municípios do Brasil. O Comitê de Apoio ao Mandato Legislativo, na nossa percepção, se destaca com uma proposta em que unimos um compromisso comum: o desenvolvimento de Vitória.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.