> >
Serginho Groisman: “O que mais me preocupa é a evasão escolar”

Serginho Groisman: “O que mais me preocupa é a evasão escolar”

Pela terceira vez consecutiva, o apresentador vai mediar o debate do Arena de Profissões; o objetivo é compartilhar os desafios e as experiências na educação

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 17:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Para Serginho, o desânimo deste momento precisa ser transformado em energia para encarar os desafios
Para Serginho, o desânimo deste momento precisa ser transformado em energia para encarar os desafios. (Divulgação)

A pandemia do novo coronavírus gerou uma crise econômica mundial e fechou muitos postos de trabalho. No entanto, o que mais preocupa o apresentador Serginho Groisman, do programa “Altas Horas”, da TV Globo, é a evasão escolar. A decisão de deixar de estudar, segundo Groisman, vai impactar diretamente as escolhas profissionais. Para ele, é preciso transformar o desânimo, gerado por este momento de incertezas, em energia para encarar os desafios.

Serginho vai mediar mais uma vez a mesa-redonda do Arena Profissões, promovido por A Gazeta, pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo do evento é reunir nomes importantes da educação para compartilhar desafios e experiências, sobretudo em tempos de pandemia. Para evitar a propagação da Covid-19, nesta edição, o projeto ganhou um formato inédito e virtual. Dessa forma, os interessados vão poder acompanhar as discussões no dia 27 de novembro, às 16 horas, em uma live disponível no site A Gazeta.

Confira a entrevista na íntegra com o apresentador:

Este vídeo pode te interessar

  • Aspas de citação

    Primeiramente, a coisa que mais me preocupa é a evasão escolar. Há muita gente saindo das escolas e faculdades por estar entristecida e desmotivada. Essa é uma questão muito grave, porque eles veem postos de trabalho se fechando em um momento em que a economia atravessa uma grave crise mundial, e que deve demorar para se recuperar. Fico preocupado com a fuga dos alunos dos bancos escolares porque essa decisão vai impactar diretamente a questão da escolha profissional. O desânimo deste momento precisa ser transformado em energia para encarar o que vem pela frente. O ano está sendo difícil para todos, e a pandemia ainda não acabou. No entanto, as escolas estão voltando às suas rotinas, com restrições de contato, ao mesmo tempo que coisas diferentes estão acontecendo. Prova disso é a tecnologia que passou a oferecer novas perspectivas de trabalho e novas formas de nos relacionarmos. É preciso se reconectar para conseguir andar para a frente, discutir sobre profissões e falar sobre sonhos. Acredito que, em determinado momento, vamos voltar a ter uma certa normalidade. Durante o Arena de Profissões, vou falar sobre este momento um pouco aflitivo e incentivar os sonhos desses estudantes, baseado nas escolhas que eu fiz e na educação.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu frequentei os cursos de Direito e História e me formei em Jornalismo. Foram universidades com perfis diferentes e que me deram uma visão clara do que eu queria. O jovem não deve ter medo de voltar atrás nas suas escolhas. O adolescente sofre pressão da família e da sociedade e quer o imediatismo de entrar nas universidades. Não adianta ser aflitivo. Experiências diferentes me fizeram entender qual era a minha vocação. Em minha trajetória como jornalista, fiz muitas coisas: atuei no rádio e no jornalismo impresso, fui professor... Experimentei diversas áreas como política e cultura, mas nunca achei que tivesse que parar. O que fiz foi rever os caminhos que percorri e as decisões que tomei. Aos poucos, essas escolhas foram se solidificando e fui buscando desafios diferentes. É importante sempre ter desafios novos, senão se acomoda, fica estagnado.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Quando comecei, a internet ainda não existia. A transformação foi muito grande, bem diferente de quando escolhi minha profissão. Antes, as pessoas tinham perspectivas limitadas em Medicina, Direito e Engenharia, por exemplo. Hoje, o leque de opções é muito maior, com várias especializações. A tecnologia deu uma abertura grande para novas profissões, com mais campo para se aventurar. Para mim, o importante é adequar talento com vocação. A questão maior é justamente procurar essa vocação. Se antes os jovens tinham menos caminhos e se adequavam a uma dessas opções, hoje o campo é grande. Acredito que, além da vocação, é preciso ter prazer em trabalhar, fazer o que se quer. Ainda existem vestibulares com as profissões tradicionais, mas com um leque muito maior, mesmo naquelas profissões tradicionais. Tem que ter paciência para entender que os profissionais precisam se colocar como protagonistas de suas carreiras.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Acho que, no meu caso, é a questão de estar bem informado e atento ao que acontece em áreas diferentes. Quem está no mercado de trabalho não deve achar que tudo já foi feito. É preciso ter desafios constantes para se manter motivado, se autodesafiar. É necessário ficar atento para não ficar estagnado e manter a ética acima de tudo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Pessoas com mais experiência são evidentemente mais especializadas do que as mais jovens. O que não pode acontecer é deixar de acompanhar o seu tempo, não se atualizar e ficar ultrapassado. O segredo é se superar sempre.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Este ano vai ser diferente porque não será presencial, não terá aquela troca de experiências com os jovens. Todas as vezes que participei, a experiência foi maravilhosa e com muito aprendizado. Vamos conversar sobre o presente e o futuro e espero que esse encontro seja tão relevante quanto os anteriores. Estar perto dos jovens é um momento de grande aprendizado.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Existem alguns equívocos de que sucesso tem a ver com dinheiro, mas, para mim, ele tem mais relação com o prazer. O que realmente importa é ter uma carreira que faça com que você consiga viver de maneira confortável, com vontade de continuar trabalhando. Tem que pensar no presente, refletir sobre o futuro e não na data da aposentadoria.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim. O empreendedorismo está muito presente na vida dos jovens. Um aspecto importante é que as pessoas querem ser donas do próprio negócio, ao mesmo tempo que geram empregos. É um caminho muito legal. Carteira assinada dá mais segurança, mas o empreendedorismo é um caminho que ajuda a economia de um país e passou a ser uma tendência forte.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Tem que ter paciência para escolher o que vai fazer profissionalmente. Paciência durante o curso, não ter medo de mudar de ideia e procurar uma profissão que una os seus desejos legítimos de monetização e o prazer. Além disso, é necessário ter vontade de trabalhar para se desenvolver e dar o seu melhor.

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais