> >
Entrevista remota: como se comportar em um processo seletivo virtual?

Entrevista remota: como se comportar em um processo seletivo virtual?

O profissional deve se informar com antecedência sobre qual ferramenta será utilizada e tomar cuidado com o ambiente para que não tenha interrupções

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 16:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Para evitar surpresas, é necessário se informar com antecedência sobre a ferramenta que será utilizada na hora da entrevista remota
Para evitar surpresas, é necessário se informar com antecedência sobre a ferramenta que será utilizada na hora da entrevista remota. (Freepik)

A rotina do mundo corporativo mudou devido à pandemia do novo coronavírus. Além de reuniões virtuais, as empresas passaram a usar as entrevistas remotas como uma ferramenta para selecionar novos funcionários e estagiários.

A videoconferência é um processo ágil e econômico, principalmente em tempos de isolamento social e, segundo especialistas, veio para ficar. E para conquistar uma oportunidade de emprego, é preciso conhecer e se adaptar a esse novo formato.

A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Alessandra Zanotti, observa que essa modalidade possibilita entrevistar candidatos de qualquer lugar, além de evitar deslocamentos e atrasos e otimizar tempo.

Aspas de citação

Ao participar de um processo seletivo remoto, o candidato precisa ter cuidado com o ambiente onde vai fazer a entrevista. É importante estar em um local que ele consiga manter a atenção. Outra dica é comunicar esse encontro virtual às pessoas da casa para evitar interrupções

Alessandra Zanotti
Diretora da ABRH-ES
Aspas de citação

O concorrente deve ficar atento aos detalhes para conquistar a oportunidade de emprego. Usar fones de ouvidos, além de ajudar a ouvir melhor o que o entrevistador perguntou, ajuda a diminuir os ruídos e aumenta a concentração.

Para evitar surpresas na hora da videoconferência, é necessário se informar com antecedência sobre a ferramenta que será utilizada e, se preciso, instalar um programa que ele ainda não tenha no computador ou no celular. Verificar o funcionamento da câmara e conferir a conexão da internet também são passos fundamentais.

Segundo a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Alessandra Zanotti, as entrevistas remotas evitam deslocamentos e atrasos e otimizam tempo
Segundo a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Alessandra Zanotti, as entrevistas remotas evitam deslocamentos e atrasos e otimizam tempo. (ABRH-ES/Divulgação)

“Todos esses cuidados garantem um resultado melhor tanto para o recrutador quanto para o candidato. É importante lembrar que, mesmo de forma virtual, o profissional deve estar vestido de forma adequada, como se fosse presencialmente, bem como pesquisar informações sobre a empresa e conhecer o perfil da vaga”, destaca.

A diretora aconselha ainda que o candidato deve desativar as notificações do celular para não se distrair na hora da entrevista.

Dicas para fazer entrevista remota

  • 01

    Ambiente apropriado

    Atenção ao local, escolha um espaço onde você não vai ser interrompido para nada, nem por ninguém e que não haja ruídos externos.

  • 02

    Aparência

    Lembre-se de que, apesar de remota, é uma entrevista de emprego e, por isso, é necessário ter cuidado com a aparência e a roupa.

  • 03

    Concentração total

    Avise às pessoas da casa que você vai participar de uma entrevista para que não haja interrupções.

  • 04

    De olho na internet

    Teste a conexão da internet antes de começar a entrevista.

  • 05

    Sem notificações

    Desative as notificações do seu celular ou do computador para que não se distrair nem tirar a concentração durante a entrevista.

  • 06

    Ferramenta da videochamada

    Teste o link da videoconferência com antecedência para evitar contratempos. Veja se já tem a plataforma da chamada instalada no computador ou no celular. Dessa forma, você ainda consegue tirar um tempo para aprender a usar a ferramenta antes da entrevista, caso não esteja familiarizado.

  • 07

    Profissionalismo

    Se for necessário fazer cadastro na plataforma que será utilizada para entrevista, nada de apelidos ou e-mails com nomes duvidosos ou engraçados. Mantenha-se profissional.

  • 08

    Evite ruídos

    Use fone de ouvidos. Assim, você vai conseguir ouvir melhor as perguntas do entrevistador e evita ruídos.

  • 09

    Preparação

    Assim como acontece em entrevistas presenciais, o candidato deve se informar sobre a empresa e sobre o perfil da vaga, isso dá mais segurança na hora da seleção.

  • 10

    Olho no olho

    Lembre-se de que a câmera será os olhos do entrevistado, portanto olhe o tempo todo para a tela.

O que você vai precisar

Este vídeo pode te interessar

  • Webcam
  • Microfone
  • Fone de ouvido
  • Boa conexão à internet

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais