Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 18:45
No ano de 2023, o Espírito Santo se consolidou como o Estado que mais recebeu carros importados no país, estabelecendo-se como a porta de entrada do que há de mais moderno, atual e sustentável quando o assunto é produto automotivo. >
Até o final de outubro de 2023, a importação de veículos de passageiros no Espírito Santo movimentou US$ 1,2 bilhão, o que equivale a R$ 5,8 bilhões. O valor é considerado recorde para o Estado e representa um aumento de 132% em relação ao mesmo período de 2022.>
E quando o assunto é inovação para o dia a dia do motorista, o destaque fica para os carros elétricos e híbridos, que também ganharam espaço, chegando em peso ao Espírito Santo em 2023. >
Além de contribuírem para redução das emissões de carbono e garantir economia para o motorista, eles contam com várias inovações para facilitar a vida de quem dirige, como achar a vaga e estacionar sozinho e dispor de câmeras que leem placas de sinalização e alertam se a velocidade excede o permitido. >
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Até setembro de 2023, chegaram pelo Espírito Santo 12.183 unidades de um modelo de carro híbrido, número três vezes maior que em 2022, quando o Estado recebeu 4.106. Já a quantidade de veículos 100% elétricos dobrou em 2023. Foram 6.231 contra 3.163 em 2022.>
“Inauguramos, em 2023, uma operação inovadora, com conexão direta entre a China e o Terminal Portuário de Vila Velha. Atualmente, o Espírito Santo é a porta de entrada para os carros elétricos e híbridos no Brasil.A estimativa é que, até o mês de dezembro de 2023, o Estado tenha recebido 15 mil veículos, de acordo com a empresa de transporte marítimo Cosco Shipping. São automóveis híbridos e elétricos das montadoras chinesas”, diz Sidemar Acosta, presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).>
A chinesa GWM (Great Wall Motors), que já desembarca 100% da sua frota no Brasil pelo Espírito Santo, também avalia trazer para o Estado o projeto de veículos a hidrogênio, que prevê o estabelecimento de rotas de transporte de carga no território brasileiro com caminhões a hidrogênio. >
Segundo o Sindiex, a companhia sinalizou interesse pelos benefícios tributários regionais e pela possibilidade de utilização do Porto de Vitória para futura exportação dos automóveis. >
Em reunião com o governo do Estado, a montadora havia informado que a previsão é que o primeiro caminhão a hidrogênio da GWM, que será usado nos testes iniciais, chegue ao Brasil até o final de 2023, desembarcando pelo Porto de Vitória.>
A BYD (Build Your Dreams), maior do mundo na produção de veículos elétricos e híbridos, também reafirmou o interesse pelo complexo portuário capixaba, tanto para a logística de abastecimento do mercado nacional quanto para, futuramente, iniciar a operação de exportação.>
NOVIDADES NAS CONCESSIONÁRIAS>
No Espírito Santo, concessionárias já contam com vários modelos inovadores disponíveis para os consumidores. A Orvel, concessionária da Renault no Estado, por exemplo, apresenta o Megane E-tech 100% elétrico. >
Jairo Camargos, representante da Orvel, conta que o veículo vem importado da França e traz várias novidades, como um sistema avançado de assistência ao motorista, com câmeras que avisam sobre uma mudança inesperada de faixa, alertam de colisão frontal e também sinalizam caso o motorista exceda o limite de velocidade. Outra tecnologia é o farol alto inteligente, que reduz a intensidade automaticamente ao avistar um carro vindo na estrada no sentido contrário.>
“O carro tem câmeras no parabrisa que leem as placas de sinalização de velocidade e avisam no painel caso o motorista esteja acima do permitido. O sistema faz um alerta de mudança de faixa ao condutor, com tremor no volante, e também pode voltar sozinho para a faixa, além de sinalizar se tem algum carro ao lado”, enfatiza.>
Já Bruno Conti, diretor da GW Líder, representante da GWM no Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, detalha que, além de os carros serem híbridos ou 100% elétricos, outro destaque são algumas inovações que apresentam. Uma delas é o comando de voz, que realiza tarefas como abaixar volume e vidros ou ligar o ar-condicionado. >
Além disso, os modelos, como o Haval, contam com tecnologia full park assist, termo em inglês para assistente de estacionamento completo. É só clicar em um botão que o carro seleciona a vaga e estaciona sozinho. O veículo também tem câmera que grava sempre os últimos 50 metros percorridos, possibilitando fazer uma manobra mais difícil ou em rua sem saída de forma autônoma.>
“O mercado dos carros híbridos e elétricos vai continuar crescendo nos próximos anos, bem como a tecnologia nos veículos. O que o mercado está pedindo em termos de tecnologia é o carro e o consumidor estarem cada vez mais conectados e com funções que podem ser feitas remotamente. Num aplicativo, será possível checar o nível de bateria, pneus e previsão do comportamento de direção, ajudando até a escolher o melhor horário de saída para o destino”, informa. >
Inovações concretas e relevantes no quesito eletrificação também estão sendo apresentadas nos modelos da >
Mercedes-Benz. A ideia principal é levar autonomia e eficiência elétrica à potência, tecnologia e luxo já conhecidos pelo mercado.>
Segundo informações da Vitória Motors, o destaque especial é para os novos SUVs compactos eletrificados GLA e GLB, em versões com sistema híbrido. O GLA tem como posicionamento o foco no individual e na esportividade, já o GLB tem como proposta oferecer mais espaço e conforto. Outra novidade é a quinta geração do Jeep Grand Cherokee, que chega em breve ao Brasil, do tipo híbrida plug-in, utilizando a plataforma 4xe. >
Segundo a Vitória Motors Jeep, um carro que já é referência de luxo e tecnologia está ainda mais inovador, em desempenho, conforto e funcionalidades.>
De acordo com o diretor comercial da Vitória Motors Jeep, Bernardo Chieppe, “a nova geração do Jeep Grand Cherokee chega ao Brasil com todas as atualizações necessárias para deixá-lo ainda mais atrativo ao público.” >
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