Ícone - Publicado em Publicado em 28 de agosto de 2023 às 13:40

Prouni: último dia para comprovar documentos

Inscrição para o Prouni, programa universidade para todos
Inscrição para o Prouni, programa universidade para todos. (Shutterstock)

Os estudantes classificados na lista de espera, para o segundo semestre de 2023, do Programa Universidade Para Todos (Prouni) têm até esta segunda-feira (28) para comprovar a documentação declarada durante a inscrição no processo de seleção para bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O resultado dos contemplados nesta etapa serão disponibilizados a partir desta terça-feira (29) e o prazo para emissão do Termo de Concessão de Bolsa termina no dia 6 de setembro.

A documentação precisa ser entregue diretamente na instituição de ensino selecionada pelo candidato no processo, de acordo com o previsto no edital. São documentos referentes à formação do ensino médio, pessoa com deficiência e formação para o magistério da educação básica.

Para o segundo semestre de 2023, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, por meio do programa, 276.566, das quais 215.530 são integrais e 61.036 são parciais e cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos. O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de instituições privadas de educação superior. As informações são da Agência Brasil. 

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 17:35

Acusado de estupro de vulnerável no ES é preso no Rio de Janeiro

Um homem acusado de estupro de vulnerável no Espírito Santo foi preso, nesta segunda-feira (22), em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil do Estado, o homem também era investigado por expor vídeos contendo imagens de sexo explícito com um adolescente.

Ainda conforme a PCERJ, o homem tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim. O acusado foi capturado no interior de uma oficina mecânica, após a inteligência receber a informação de que o criminoso estava morando no bairro Unamar, usando um nome falso.

Não foram divulgadas informações sobre a data ou localização do crime. Segundo a Polícia Civil, após o ato, o homem fugiu para o Sul do Brasil e, ao saber do mandado, foi para Cabo Frio, onde foi localizado e preso.

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 17:17

Carreta tomba e deixa pista parcialmente interditada na ES 248 em Colatina

Carreta tomba na zona rural de Colatina
Carreta tombou e ficou tombada em parte da pista, e estava carregada com material asfáltico. (Heriklis Douglas)

Uma carreta que transportava material asfáltico tombou e deixou a pista parcialmente interditada na ES 248, zona rural de Colatina, no Noroeste do Estado, na tarde desta segunda-feira (22). Testemunhas que presenciaram o acidente contaram para a repórter Carolina Silveira, da TV Gazeta, que o fato aconteceu quando outro veículo invadiu a contramão. Na tentativa de desviar, a carreta tombou. 

O condutor da carreta conseguiu sair do veículo. Ele teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Silvio Avidos, em Colatina. A Polícia Militar foi acionada e se encontra no local do acidente.  

Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 16:50

Carro fica danificado após bater em poste em São Gabriel da Palha

Carro choca com poste em São Gabriel da Palha
Parte frontal do veículo ficou danificada; apesar do estrago, a motorista sofreu apenas ferimentos leves. (Leitor A Gazeta)

Um Toyota Corolla teve a parte frontal danificada após colidir com um poste no Centro de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado, na tarde desta segunda-feira (22). Apesar do impacto, a condutora do veículo sofreu ferimentos leves e pediu para um familiar levá-la ao hospital. 

De acordo com a Polícia Militar, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, a Luz e Força Santa Maria, foi acionada. A reportagem procurou a empresa para mais informações sobre a situação e eventual substituição do poste, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. 

Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 13:40

Vítima de sequestro morre após bandido capotar com carro em Aracruz

Ana Lívia Silvestre Onório (à esquerda) morreu após o veículo em que ela estava (à direita) capotar e cair em uma área alagada na zona rural de Aracruz
Ana Lívia Silvestre Onório (à esquerda) morreu após o veículo em que ela estava (à direita) capotar e cair em uma área alagada na zona rural de Aracruz. (Redes sociais | Divulgação/Polícia Civil)

Uma mulher morreu após ser sequestrada e feita refém dentro de um carro por um criminoso e o veículo capotar e cair em uma área alagada na zona rural de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na noite de domingo (21). Segundo a Polícia Militar, o suspeito não foi encontrado no local e está sendo procurado. A vítima foi identificada como Ana Lívia Silvestre Onório.

Em nota, a PM informou que a vítima estava com o companheiro no automóvel, um Fiat Pálio prata, na altura do bairro Royal Garden, quando um indivíduo, dizendo estar armado, parou o casal e anunciou assalto, ordenando que o homem saísse do veículo. O criminoso assumiu a direção e manteve a mulher dentro do automóvel.

Segundo a corporação, o acidente envolvendo o veículo aconteceu às margens de uma estrada que dá acesso ao bairro Cupido. Ainda não há conhecimento da dinâmica e do que causou o capotamento. A mulher foi localizada sem sinais vitais. Os policiais realizaram manobras para tentar reanimar a vítima, mas ela não resistiu. Foram feitas buscas pelo assaltante, mas ele não foi visto.

A Polícia Científica disse que o corpo da mulher foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares para ser necropsiado e depois liberado aos familiares. Segundo a apuração de A Gazeta, a vítima também tinha sinais de ter sofrido agressões físicas. O caso foi encaminhado para a investigação da Polícia Civil.

Atualizado há 9 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 13:26

Briga na Mata da Praia: cachorro de idoso morto vai ao velório do tutor

O cachorro Lobo, da raça Malamute-do-alasca, que foi baleado durante a briga na Mata da Praia, em Vitória, no último sábado (20), foi levado para o velório do tutor dele, que aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (22), no Cemitério Jardim da Paz, na Serra. Em imagens gravadas por familiares (veja acima), o animal aparece andando entre as pessoas e recebendo carinho. 

Em outro vídeo, não divulgado nesta matéria, é possível ver Lobo sendo levantado para ver Manoel de Oliveira Pepino dentro do caixão, momento em que todos se emocionam. A pata da frente do cachorro estava enfaixada.

Manoel, de 73 anos, foi morto baleado por um tiro disparado pelo advogado Luis Hormindo França da Costa, de 33 anos, durante uma troca de tiros entre os dois vizinhos. A discussão entre eles começou porque o cachorro do idoso estava sem coleira na rua, e a situação foi flagrada pelo advogado, que também passeava com o cachorro dele, na coleira. Na ocasião, Lobo, cachorro de Manoel, também foi atingido. O aposentado, baleado na cabeça, morreu na hora. Veja, abaixo, as reportagens sobre o caso:

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 12:57

Briga entre primos termina em morte em Irupi, no Caparaó

Um homem de 47 anos foi morto a pauladas em Irupi, no Caparaó capixaba, após uma briga com o primo, de 28 anos. O crime ocorreu na localidade de Rio Pardinho, na tarde de domingo (21). Os nomes não foram divulgados. 

Segundo a Polícia Militar, o pedaço de madeira que matou a vítima tem aproximadamente 1,70m de comprimento e  foi deixado ao lado do corpo. O suspeito foi levado para a Delegacia de Venda Nova do Imigrante, onde delegado da Polícia Civil o autuou em flagrante por homicídio duplamente qualificado. Posteriormente foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP).

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 12:48

Homem morre na Lagoa do Calado, em Marataízes

Idoso morre afogado em lago de Marataízes
Curiosos se aglomeraram próximo ao local onde idoso morreu. (Instagram| @Maratanews)

Um homem de 67 anos morreu na Lagoa do Calado, em Marataízes, Sul do Espírito Santo, na tarde de domingo (21). Segundo relato da esposa à Polícia Militar, ele estava nadando a 15 metros da margem quando começou a se afogar e afundou. Familiares tentaram socorrê-lo, mas não conseguiram.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Buscas foram realizadas na lagoa e o idoso foi encontrado já sem vida. A Polícia Científica fez a remoção do corpo, que foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim. O nome da vítima não foi divulgado. 

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 11:01

Jovem morta em Marilândia: carros usados por suspeitos serão periciados

Carros que serão periciados pela polícia
Carros que serão periciados pela polícia. (Montagem: Hériklis Douglas/Reprodução)

Dois veículos utilizados no crime que teve como vítima Thamyris Alexandra Virgulino Pascoal, de 18 anos, em Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo, serão periciados pela Polícia Científica nesta segunda-feira (22). Entre os materiais que serão utilizados na perícia está o luminol, que detecta vestígios de material biológico – como sangue. Dois suspeitos de participação na morte da jovem foram presos.

Um dos carros é o Chevrolet Onix branco, utilizado pelo principal suspeito do crime, Ivanildo Pereira da Silva, que foi apreendido em Ecoporangano dia e local em que o homem também foi preso. O outro é um Fiat Siena cinza, de Bruno da Conceição, que teria ajudado Ivanildo a enterrar o corpo da vítima, segundo as investigações.

Thamyris manteve contato pela última vez no dia 9 de abril e foi encontrada enterrada em cova rasa em uma zona de mata três dias depois, na região conhecida como Córrego Sumidouro.

Em depoimento na delegacia, Bruno confessou participação e disse que o automóvel cinza foi usado para levar o corpo de Thamyris até a zona de mata onde foi encontrado. Ele também disse que Ivanildo, com o carro branco, logo após a morte da jovem, havia levado o cadáver até às margens da rodovia ES 356, em Marilândia. Em seguida, Ivanildo fez uma ligação para os dois irem buscar o corpo e levar para outro lugar com o carro de Bruno.

Polícia Civil informou que ainda aguarda o resultado do exame toxicológico, feito pela Polícia Científica, que trará mais informações sobre a morte de Thamyris.

Ícone - Publicado em Publicado em 22 de abril de 2024 às 08:21

Morador reclama de motos e pilotos atiram contra casa em Sooretama

Parede da casa, em Sooretama, com marcas dos tiros
Parede da casa, em Sooretama, com marcas dos tiros. (Reprodução/Redes Sociais)

Um morador teve a casa atingida por diversos tiros na localidade de Patrimônio da Lagoa, em Sooretama, no Norte do Espírito Santo, por volta de 21h de domingo (21). A Polícia Militar foi ao local e um homem, dono do imóvel, disse que o irmão dele havia chamado a atenção e discutido com um indivíduo que participava de um ‘rolezinho’ de motos barulhentas, porque o barulho estava perturbando o sossego dos moradores.

O dono do imóvel disse que momentos depois os motociclistas envolvidos saíram do local e, depois, retornaram em uma moto Honda CG vermelha e um Volkswagen Gol prata com posse de armas. Segundo a PM, eles perguntaram sobre o homem que teria discutido. Ninguém soube responder onde ele estaria, então o grupo abriu fogo na direção da residência. Os suspeitos fugiram, em seguida, e não foram mais vistos.

Não houve registro de vítimas feridas na ocorrência policial. O morador não informou a quantidade de pessoas que efetuaram os tiros. No local, os militares encontraram seis estojos de munição de calibres .380, .40 e 9mm.

A reportagem de A Gazeta solicitou mais informações sobre o caso para a Polícia Civil. Em nota, a corporação informou que o caso continua sob investigação pela Delegacia de Polícia de Sooretama, que está empenhada em identificar e responsabilizar os suspeitos.

"A população tem o canal do Disque-Denúncia (181) à disposição para reportar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que auxiliem as autoridades na elucidação de delitos ou infrações. A ligação é gratuita e está disponível em todos os municípios do Estado", finalizou a PC.  

Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 19:00

Mulher morre atropelada ao atravessar rodovia em Vila Velha

Um mulher de 59 anos morreu após ser atropelada na Rodovia do Sol, na Barra do Jucu, em Vila Velha, na noite do último sábado (20). De acordo com a Polícia Militar, ela estava atravessando a pista quando foi atingida por um veículo. A vítima não teve o nome informado.

Após o atropelamento, a mulher de 41 anos, que dirigia o veículo, passou mal e foi socorrida, sendo levada para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Riviera da Barra. Ela realizou o teste do bafômetro, que deu negativo. Depois, foi encaminhada para a Delegacia Regional de Vila Velha.

Em nota, a Polícia Civil disse que a condutora foi ouvida e liberada em conformidade com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro. "Esta medida foi adotada uma vez que a motorista permaneceu no local do acidente e não havia indícios de cometimento de crime que justificassem a prisão em flagrante. O caso seguirá em investigação pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito", completou a corporação.

Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 17:33

Agricultor morre após bater carro em árvore no Noroeste do ES

O agricultor Alexandre Grola Nalli morreu após bater carro em árvore na ES 245, em Governador Lindenberg
Alexandre Grola Nalli (destaque) morreu ao colidir carro em árvore na ES 245. (Redes Sociais/Reprodução)

Um agricultor morreu em acidente na rodovia ES 245, na altura do bairro Moacir Avidos, em Governador Lindenberg, região Noroeste do Espírito Santo, na manhã deste domingo (21). 

Segundo a Polícia Militar, o motorista, identificado como Alexandre Grola Nalli, perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a remoção do corpo que ficou preso às ferragens. 

A Polícia Científica (PCIES) informou que o corpo será encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Amabily Caliman
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 16:59

Paciente não aceita diagnóstico e agride médico em hospital no Norte do ES

Um médico levou um soco de um paciente e, logo depois, revidou a agressão, durante o plantão no Hospital Municipal de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, no sábado (20). Segundo informações da Polícia Militar, ambos tiveram lesões superficiais e a agressão teria ocorrido porque o paciente não concordou com o diagnóstico recebido do profissional.

Conforme relato do médico, de 37 anos, o paciente chegou para ser atendido no hospital e passou pela triagem, onde foi dito que estava com os sinais vitais normais, inclusive a pressão alta. Com isso, foi classificado com a cor verde, o que significa que o caso dele era de pouca urgência de atendimento. 

Ainda segundo o médico, quando entrou no consultório, o paciente disse estar com a pressão alta. O profissional, porém, afirma ter dito ao homem que a pressão dele estava normal e perguntado os sintomas que tinha.

O paciente, então, não teria gostado da resposta do médico e insistido que estava com a pressão alta. Nesse momento, de acordo com o médico, o homem teria pegado o celular para gravá-lo. O profissional diz que, ao tentar impedir a filmagem, o paciente deu um soco no rosto dele.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou ter sido acionada para ir ao hospital. Lá, o médico relatou que o paciente, por não concordar com o diagnóstico recebido, o agrediu com um soco. Segundo a PM, o profissional revidou a agressão e ambos os envolvidos tiveram lesões superficiais. "O paciente, de 56 anos, assinou um termo de compromisso para comparecer em local competente quando solicitado e foi liberado", completa a nota.

A Polícia Civil informou que a ocorrência foi encerrada pelos militares, não sendo entregue na delegacia.

Amabily Caliman
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 16:24

Presidente da OAB-ES pede mais diálogo após morte na Mata da Praia

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk, frisou ser necessário mais respeito, diálogo e tolerância para que casos como a morte em Mata da Praia não se repitam. Na publicação, realizada neste domingo (21) no Instagram, ele disse ainda que esses três fatores ajudam para que discussões não resultem em tragédia, como a ocorrida na noite de sábado (20), quando o aposentado Manoel de Oliveira Pepino foi morto em um troca de tiros com o advogado Luis Hormindo França da Costa, após uma briga por causa de cachorros.

Na manifestação, o presidente informou ainda que a OAB-ES só irá se manifestar após as conclusões das autoridades policiais. Isso porque o integrante da Ordem, o advogado Luis Hormindo, de 33 anos, é suspeito de ter dado o tiro que atingiu e matou o aposentado Manoel Pepino, de 73 anos. Luis se encontra preso na  Penitenciária de Segurança Média 1. 

Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 14:45

'Extrema gravidade': juiz mantém prisão de advogado por morte na Mata da Praia

Advogado Luis Hormindo França Costa, de 33 anos, suspeito de matar idoso após discussão por cachorros
Advogado Luis Hormindo França Costa, de 33 anos, suspeito de matar idoso após discussão por cachorros. (Reprodução)

O advogado Luis Hormindo França Costa, de 33 anos, teve convertida em preventiva a prisão em flagrante. É o que decidiu o juiz Alcemir dos Santos Pimentel, na manhã deste domingo (21), durante audiência de custódia. Na avaliação do magistrado, os disparos efetuados em via pública configuram um fato de "extrema gravidade" e conceder a liberdade, neste momento, seria "temerário", ou seja, perigoso.

"Em análise dos autos é possível concluir que existem provas suficientes da existência de crime a ensejar a materialidade do delito e fortes indícios de que o autuado realmente tenha praticado o crime que lhe foi atribuído", destaca o magistrado no termo de audiência de custódia.

"A liberdade do autuado, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, considerando a extrema gravidade do fato narrado, que inclusive culminou na morte da vítima, tendo ocorrida em via pública a troca de tiros, com intenso trânsito de pedestres, motivo pelo qual, a fim de resguardar a ordem pública e instrução processual", manifesta. 

Durante a manhã deste domingo (21), o secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, afirmou que foram efetuados mais de 30 disparos durante a confusão e comparou a situação a um faroeste. Luiz Hormindo passou pelo Centro de Triagem de Viana (CTV) e, segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi encaminhado à Penitenciária de Segurança Máxima 1.

O advogado Leonardo Gagno, que defende Luis, afirmou que o cliente agiu em legítima defesa. Ele contou que, há cerca de um mês, Luis teria sido ameaçado por Manoel, no mesmo local, após ele questionar a questão da coleira. No sábado, a discussão aconteceu novamente.

"Ele se defendeu. Estava passeando com o cachorro quando começou um conflito verbal, a esposa do seu Manoel começou a atacá-lo com palavras, o seu Manoel correu dentro de casa para pegar um revólver e quando voltou, já voltou atirando nele. Ele precisou correr para se proteger, durante a corrida ele atirou também, mas não acertou o seu Manoel. Seu Manoel não se deu por satisfeito, continuou atrás dele e atirou de novo, e aí sim ele dispara mais uma vez e acerta o seu Manoel. O seu Manoel na verdade não é vítima, ele é agressor. Meu cliente agiu em legítima defesa", disse, em entrevista ao repórter Caíque Verli, da TV Gazeta.

Atualizado há um dia
Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 14:41

Casagrande critica acesso a armas após tiros e morte na Mata da Praia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, criticou o acesso às armas ao comentar sobre o tiroteio que aconteceu na Mata da Praia, neste sábado (20). Em publicação da rede social X (antigo twitter), o chefe do Executivo expressou a preocupação ao colocar que discussões se tornam momentos de risco extremo com a facilidade de posse de arma. O assassinato aconteceu no começo da noite de sábado (21) durante uma briga por causa de cachorros. Os dois trocaram tiros, tendo o disparo do advogado Luis Hormindo França da Costa, de 33 anos, acertado o aposentado Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, que morreu no local.

Casagrande comentou que a troca de tiros entre moradores do bairro nobre de Vitória é a evidência da cultura de violência na sociedade. Para o governador, é necessário ações, em conjunto, do Estado com a população para combater a situação.

"A troca de tiros em um bairro nobre de Vitória que resultou na morte de um dos envolvidos evidencia a cultura da violência presente na sociedade. Também é preciso registrar que a facilidade de acesso às armas torna desentendimentos entre as pessoas momentos de risco extremo. Combater a violência é dever do Estado, mas também de cada um de nós", frisou o governador.

Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 21 de abril de 2024 às 13:23

Secretário sobre morte na Mata da Praia: 'Mais de 30 tiros, um faroeste'

O secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo, Eugênio Ricas, se manifestou, na manhã deste domingo (21), sobre a morte ocorrida na Mata da Praia, em Vitória, após uma discussão com tiros por causa de cachorros, ocorrida no sábado (20). Ricas evidenciou a necessidade de diálogo e da cultura da paz. Destacou ainda que a cena se assemelhou a um "faroeste" no meio do bairro com mais de 30 tiros disparados. Assista acima.

"Normalmente eu falo aqui sobre prisões de criminosas, sobre operações policiais, mas hoje eu vou falar sobre a necessidade de diálogo, necessidade de tolerância, de investir na cultura da paz. Ontem dois homens trocaram tiro na Mata da Praia, parece que foram mais de 30 tiros, um faroeste no meio da Mata da Praia, e um deles acabou morrendo", pontuou.

Homem foi morto a tiros após confusão na Mata da Praia, em Vitória
Homem foi morto a tiros após confusão na Mata da Praia, em Vitória. (Álvaro Guaresqui/Redes Sociais)

"Tudo isso por causa de discussão em razão de passeios com cachorros. Ou seja, um crime banal, uma morte banal e o resultado é que agora duas famílias estão dilaceradas. Uma porque perdeu seu ente querido e a outra porque tem agora no seu meio uma pessoa que matou outra pessoa por falta de diálogo. É importante que a gente invista mais na tolerância, no diálogo, na cultura da paz. Só assim, a gente vai conseguir viver numa sociedade mais civilizada, numa sociedade de paz e que nossos filhos possam passear tranquilamente sem ter medo de sair e não voltar mais."

Ícone - Publicado em Publicado em 20 de abril de 2024 às 20:21

Motorista morre após ser lançado para fora de carro em capotamento no ES

Veículo capotou após bater em barranco, segundo a PM
Veículo capotou após bater em barranco, segundo a PM. (Reprodução/Redes Sociais)

O motorista de um carro morreu após sofrer um acidente na região de São Paulino, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, na tarde deste sábado (20). Segundo a Polícia Militar, a vítima, que não teve o nome divulgado, perdeu o controle da direção e bateu em um barranco. O veículo capotou e o homem foi arremessado para fora dele. Ele teve a morte constatada no local.

Testemunhas contaram para a PM que o homem estaria em um churrasco e teria ingerido bebida alcoólica antes de dirigir o Chevrolet Montana branco. Em imagens, é possível ver a picape às margens da estrada e diversas partes do automóvel espalhadas pelo chão. O corpo da vítima ficou caído no meio da pista.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Polícia Científica informou que a perícia foi acionada para uma ocorrência de capotamento com vítima no bairro São Paulino. O corpo do motorista, de 29 anos, foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim para ser necropsiado e depois liberado aos familiares.

Ícone - Publicado em Publicado em 20 de abril de 2024 às 19:58

Idoso é morto a tiros em briga por causa de cachorros na Mata da Praia

Homem foi morto a tiros após confusão na Mata da Praia, em Vitória
Homem foi morto a tiros após confusão na Mata da Praia, em Vitória. (Álvaro Guaresqui/Redes Sociais)

ATUALIZAÇÃO: Após publicação desta matéria, a reportagem conseguiu a versão da família do idoso morto e da defesa do advogado preso, além das notas da Polícia Militar e da Polícia Civil. O texto foi atualizado.

Um idoso, identificado como Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, morreu após ser baleado durante uma troca de tiros no Bairro Mata da Praia, em Vitória, na noite deste sábado (20), depois de uma confusão por causa de cachorros. O suspeito do homicídio é o advogado Luis Hormindo França Costa, de 33 anos. Ele foi autuado e teve a prisão temporária convertida em preventiva, sendo encaminhado à Penitenciária de Segurança Média 1. A confusão teria começado por volta de 18h15.

Manoel morava na rua Aníbal Viêira Rabaioli. O tiroteio começou após uma briga entre ele e o advogado. A Polícia Militar disse que, após ser acionada, uma equipe foi ao local e encontrou o idoso caído no chão, já sem vida e com uma arma de fogo. Ainda conforme a PM, em seguida os militares foram abordados por outro indivíduo, "que disse ter sido vítima de tentativa de homicídio e que estava em posse de uma arma de fogo. A equipe realizou busca pessoal e recolheu o armamento, junto com o carregador", informou a corporação, em nota.

O advogado relatou aos policiais que estava caminhando com seu cachorro quando passou por um casal que estava com um cão fora da coleira e, segundo relato do indivíduo, o animal já havia atacado seu cachorro em outra ocasião. Ele disse que os três começaram a discutir e, em dado momento, Manoel saiu e retornou efetuando disparos contra ele.

Ainda conforme relato do homem à PM, nesse momento ele sacou a arma que tinha na cintura e disparou contra o idoso enquanto tentava se proteger dos tiros, porém Manoel continuou correndo em sua direção e atirando. "Segundo o suspeito, quando o homem de 73 anos foi atingido pelos disparos e caiu no chão, ele ligou para o Samu e aguardou a chegada da Polícia Militar", disse a corporação.

A Polícia Militar disse que o suspeito de 33 anos apresentou a documentação pessoal e os documentos da arma de fogo, e foi conduzido à 1ª Delegacia Regional de Vitória.

O que diz a família do idoso

Viúva do aposentado morto na briga ocorrida na Mata da Praia, Marilia Pepino conversou com o repórter Caíque Verli, da TV Gazeta. Ela, que estava no local na hora do crime, afirmou que o advogado Luis Hormindo França da Costa foi quem disparou primeiro. Segundo ela, o marido, Manoel de Oliveira Pepino, reagiu e houve troca de tiros. Ela ainda acrescentou que o cachorro da família também foi atingido por um disparo.

Durante a briga, o advogado teria ameaçado Manoel, segundo a viúva. "Ele disse: 'Eu mato esse cachorro e mato você'. E meu marido veio pegar a arma. Eu falei com ele (com o advogado): 'Vai embora, por favor, meu marido foi pegar a arma'. Ele disse: 'Não! Vamos ver quem morre primeiro. Vamos ver quem fica com a boca cheia de formiga'. Meu marido desceu com a arma na cintura, não desceu com a arma em punho. O primeiro tiro veio, e aí meu marido revidou", afirma Marília.

O que diz a defesa do advogado

O advogado Leonardo Gagno, que defende Luis, afirmou que o cliente agiu em legítima defesa. Ele contou que, há cerca de um mês, Luis teria sido ameaçado por Manoel, no mesmo local, após ele questionar a questão da coleira. No sábado, a discussão aconteceu novamente.

"Ele se defendeu. Estava passeando com o cachorro quando começou um conflito verbal, a esposa do seu Manoel começou a atacá-lo com palavras, o seu Manoel correu dentro de casa para pegar um revólver e quando voltou, já voltou atirando nele. Ele precisou correr para se proteger, durante a corrida ele atirou também, mas não acertou o seu Manoel. Seu Manoel não se deu por satisfeito, continuou atrás dele e atirou de novo, e aí sim ele dispara mais uma vez e acerta o seu Manoel. O seu Manoel na verdade não é vítima, ele é agressor. Meu cliente agiu em legítima defesa", disse, em entrevista ao repórter Caíque Verli, da TV Gazeta.

Suspeito foi preso 

A Polícia Civil afirmou, na manhã deste domingo (21), que o suspeito tem 33 anos e foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória, onde foi autuado em flagrante por homicídio e por praticar ato de abuso contra cão, previsto no art. 32 da Lei 9.605/98. O homem foi encaminhado ao presídio militar, localizado no Quartel da Polícia Militar, em Maruípe, conforme a corporação.

A Justiça converteu a prisão do advogado em preventiva e ele seguirá preso. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que ele foi levado para a Penitenciária de Segurança Máxima 1. 

João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 20 de abril de 2024 às 18:48

Briga em frente a bar termina com homem morto a facadas em Linhares

16º Delegacia Regional de Linhares, que também abrange a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
16º Delegacia Regional de Linhares, que também abrange a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). (Heber Tomaz)

Um homem foi morto com golpes de faca de frente a um bar no bairro Aviso, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na madrugada deste sábado (20). A vítima foi identificada como Gean Carlos Marques Silva, de 37 anos. Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que a vítima teve uma luta corporal com o autor do crime antes de sofrer os ferimentos e morrer.

O suspeito fugiu do local antes da PM chegar. Foram feitas buscas na região, mas o assassino não foi encontrado. Ninguém soube dizer sobre o motivo da confusão. 

O corpo de Gean foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares para ser necropsiado e depois liberado aos familiares. De acordo com a Polícia Civil, o caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. 

“Informações podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-denúncia (181), que é uma linha de contato gratuita, disponível em todos os municípios do Estado. As informações passadas pela comunidade podem ser cruciais para o avanço das investigações”, finalizou a corporação.

Os policiais que atuaram na ocorrência verificaram que a vítima tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.

Ícone - Publicado em Publicado em 20 de abril de 2024 às 13:38

Vitória registra menor temperatura do ano; confira a previsão

Fim de tarde de domingo (14) na Grande Vitória
Tempo fechado na Grande Vitória. (Fernando Madeira)

Vitória registrou nesta sexta-feira (19) a menor temperatura do ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros na capital capixaba atingiram 20,9ºC, sendo considerado a menor mínima nas estações do Instituto.  De acordo com o Climatempo, o recorde de frio anterior no ano foi em  1° e 24 de janeiro, com 22,1°C.

Também teve recorde de baixas temperaturas de 2024 na sexta em Vila Velha, com 19,6ºC.  Em Alfredo Chaves a estação do Inmet registrou 19ºC de acordo com o meteorologista Thiago Sousa. E a tendência é que a temperatura caia um pouco mais até domingo (21). Segundo previsão do Inmet, a mínima prevista para o domingo na Capital capixaba é de 20 graus. A máxima é de 27 graus.

Já na previsão do Climatempo, a temperatura mínima prevista ainda no sábado é de 20°C pelo segundo dia consecutivo. "O fim de semana será com sol e algumas nuvens em Vitória, mas não tem previsão de chuva. O recorde de menor temperatura do ano pode ocorrer no sábado e no domingo", afirma o Climatempo.