A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Lei que obriga ES a instalar placas diferenciando câmeras de radares é publicada

Publicado em 06/12/2023 às 10h58
 Cerco Inteligente (à esquerda) e radar: semelhança entre os dois equipamentos acaba confundindo os motoristas
Cerco Inteligente (à esquerda) e radar: semelhança entre os dois equipamentos acaba confundindo os motoristas Crédito: Divulgação

Uma lei que obriga a instalação de placas de sinalização em vias urbanas e rodovias estaduais do Espírito Santo informando a presença de câmeras de videomonitoramento – diferenciando-as dos radares – foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa capixaba nesta quarta-feira (6) e já está em vigor. O texto traz a informação de que a Lei 11.972 deve ser regulamentada em até 180 dias pelo governo do Estado. 

No último dia 27, deputados estaduais derrubaram o veto de Renato Casagrande (PSB) ao projeto de lei. O Executivo estadual informou ter seguido orientação da Procuradoria Geral do Estado de que o projeto de lei seria inconstitucional, citando que cabe à União estabelecer legislação sobre o trânsito. Durante uma sessão da assembleia, 25 deputados votaram contra o veto. Nenhum deles aprovou a decisão do governador.

Lei exige a instalação de câmeras que informem a presença de câmeras
Lei exige a instalação de câmeras que informem a presença de câmeras Crédito: Reprodução | Diário Oficial Ales

Conforme a publicação, "somente será admitida a instalação [...] de quaisquer câmeras de videomonitoramento, se nelas houver placas de sinalização anunciando sua presença e diferenciando-as de radares". As empresas contratadas para instalação e para manutenção dos equipamentos devem se adequar, instalando as placas, conforme exige a lei.

Publicidade