Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Eleições 2024

Justiça barra candidatura à reeleição de prefeito de Presidente Kennedy

Publicado em

13 set 2024 às 18:52
Dorlei Fontão assumiu Prefeitura pela primeira vez em maio de 2019.
Dorlei Fontão assumiu prefeitura em maio de 2019 e, depois, foi eleito no pleito de 2020 Crédito: Reprodução
O atual prefeito de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, e candidato à reeleição pelo PSB, Dorlei Fontão, foi impedido pela Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (13), de disputar o cargo nas eleições de 2024. A decisão é fundamentada no fato de que o mandatário estaria buscando um terceiro mandato consecutivo, visto que assumiu o cargo em 2019, ao substituir a então prefeita Amanda Quinta, e, depois, se elegeu em 2020.
A contestação à candidatura do prefeito foi apresentada à Justiça pela coligação concorrente no pleito composta por PSD, União Brasil, DC e PDT, que apoia o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PSD). Nela, o grupo adversário afirma que Dorlei está inelegível de acordo com entendimento sedimentado no Supremo Tribunal Federal (STF) e reafirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que “o exercício consecutivo de mais de dois mandatos de chefia do poder Executivo [...] caracterizaria tentativa de indevida perpetuação no poder”.
A defesa do prefeito chegou a alegar que ele só se candidatou para o cargo uma única vez, em 2020, e que, em 2019, havia assumido o comando da cidade enquanto vice-prefeito. No entanto, o juiz eleitoral Jorge Orrevan Vaccari Filho pontua que a legislação brasileira determina que um vice só pode se candidatar ao cargo titular desde que, nos seis meses que antecedem o pleito, não tenha ocupado o mesmo.
Frente ao fato de que Dorlei comandou Presidente Kennedy entre maio de 2019 e novembro de 2020 – quando foram realizadas as eleições daquele ano –, o juiz decidiu acolher a ação de impugnação e indeferir o registro de candidatura do prefeito.
À reportagem, a assessoria de Dorlei Fontão informou que vai recorrer da decisão. “Recebemos com tranquilidade a decisão e iremos recorrer. Estamos confiantes que o registro será deferido pela Justiça Eleitoral”.
ATUALIZAÇÃO: Após a publicação da reportagem, a assessoria do prefeito se pronunciou sobre a decisão da Justiça Eleitoral. O texto foi atualizado.
Link copiado com sucesso

Julia Camim

Julia Camim
Bairro Glória

Detento do semiaberto é morto durante saída para o trabalho em Vila Velha

Link copiado com sucesso

Jaciele Simoura

Jaciele Simoura
Tentativa de feminicídio

Marido é preso suspeito de atear fogo na esposa em Marataízes

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Moto e carro

Acidente complica trânsito na Rodovia das Paneleiras, sentido Vitória-Serra

Wanessa Scardua

Wanessa Scardua
Imagens fortes

Vídeo: carro atropela, arrasta e mata homem sentado em rua de Mantenópolis

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Ajude

Mãe e filho desaparecem após passeio em Alegre

Carol Leal

Carol Leal
Investigação

Suspeitos de furto uma propriedade rural em Pinheiros são presos

Luana Luiza

Luana Luiza
Domingos e feriados

Ruas de Lazer e ciclofaixa terão novos horários de funcionamento em Vitória

Caroline Freitas

Caroline Freitas
Itapuã

Placa é recolocada após acidente com morte em cruzamento de Vila Velha

Nayra Loureiro

Nayra Loureiro
Centro da cidade

Colisão entre três veículos e moto deixa uma mulher ferida em Linhares

Luana Luiza

Luana Luiza
Em Itapuã

Motociclista morre em acidente com carro em Vila Velha

Nayra Loureiro

Nayra Loureiro
{{widget.html}}

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Atriz Alanis Guillen e a ex-namorada, a produtora Giovanna Reis

Após medida protetiva de atriz, entenda Lei Maria da Penha para casais homoafetivos

Presidente Kennedy

Royalties no STF: o que cabe ao Espírito Santo?

Valentina entrou ao lado do jogador Jorginho, do Flamengo

Menina do ES perde o pai em acidente e volta ao Maracanã com jogadores do Flamengo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados