Caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo ÔnibusGV
A manhã de quarta-feira (5) foi de estresse e atraso para usuários do Sistema Transcol, em decorrência de uma instabilidade relatada por quem usava – ou ao menos tentava, o aplicativo ÔnibusGV, que monitora em tempo real chegadas e partidas de coletivos. A tecnologia permite que o usuário veja onde está o ônibus, se é equipado com ar-condicionado e ainda a lotação do veículo. A instabilidade, porém, causou frustração, que foi vista e comentada em redes sociais. >
Na rede social X, antigo Twitter, usuários relataram que não era possível acompanhar a chegada dos ônibus, uma vez que o app estava "fora do ar". Alguns capixabas comentaram que, devido ao problema, precisaram esperar no ponto de ônibus sem saber quanto tempo faltava para o embarque. "Meu bairro não é seguro para eu ficar parado no ponto", relatou um deles.>
Considerando as reclamações feitas por usuários, A Gazeta procurou o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), antes das 8h, para entender o que causava a instabilidade e se havia algum prazo para melhoria do sistema. A reportagem perguntou, inclusive, se o problema teria relação com a volta às aulas da Rede Estadual, que aconteceu na terça-feira (4).>
Em nota enviada no fim da manhã, o GVBus confirmou a impressão dos usuários: foi detectada uma instabilidade no aplicativo. O sindicato informou que o problema foi causado por um "pico de acesso" e que a instabilidade "provavelmente" teve relação com o período de volta às aulas. Às 11h desta quarta-feira (5), o sindicato informou que o problema havia sido resolvido num intervalo de uma hora.>
Apesar de relacionar a instabilidade à volta dos alunos às escolas, usuários relatam que os problemas no aplicativo não são uma novidade. "Todo dia de manhã o GVBus não funciona", escreveu um dos afetados. "Volta a funcionar", pediu um deles.>