Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Tá no Lucro
  • Restituição do IR: Receita abre consulta ao 5° lote nesta terça (23)
Imposto de renda

Restituição do IR: Receita abre consulta ao 5° lote nesta terça (23)

Lote é formado por 387.277 restituições de declarações transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes

Publicado em 22 de Setembro de 2025 às 15:27

Leticia Orlandi

Publicado em 

22 set 2025 às 15:27
Imposto de Renda pode ser feito via aplicativo
Imposto de Renda pode ser feito via aplicativo Crédito: Agência Brasil
A Receita Federal vai liberar a consulta ao quinto loto de restituição do Imposto de Renda 2025 a partir das 10 horas desta terça-feira (23). Como o órgão encerrou a distribuição das restituições antecipadamente no quarto lote, este vai contemplar restituições de 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes. Entram no lote também residuais de exercícios anteriores.
O pagamento às 387.277 restituições será feito no dia 30 de setembro, no valor total de R$ 1.035.303.774,57. Desse total, R$ 507.130.623,63 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que corresponde a 15.604 restituições para idosos acima de 80 anos, 66.637 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.968 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 16.926 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 234.920 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix. Foram contempladas, ainda, 46.222 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Restituição do IR: Receita abre consulta ao 5º lote nesta terça (23)
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar "Consultar a Restituição". A página "Meu Imposto de Renda" apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Lula diz ter mecanismos de reciprocidade para lidar com tarifas de Trump
Imagem BBC Brasil
Como Itália foi de modelo de alimentação saudável a explosão de obesidade
A festa em que os tiros foram efetuados acontecia em um campo de futebol
Jovem de 26 anos é morto a tiros ao separar briga em arraial na Serra

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados