Repórter / labrantes@redegazeta.com.br
Publicado em 13 de março de 2025 às 16:42
Começa na próxima segunda-feira (17) e vai até 30 de maio o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025. Nesta quinta-feira (13) a Receita Federal liberou o Programa Gerador de Declaração (PGD) para download, que pode ser feito na página do órgão.
O envio pelo programa é a maneira mais tradicional de fazer a declaração. A instalação no computador permite que o contribuinte verifique as informações disponíveis, como de declarações anteriores e a pré-preenchida pela Receita, e reúna documentos pendentes antes do início do prazo de entrega.
Já as soluções on-line para preenchimento e entrega pelo Centro Virtual de Atendimento (e-Cac) e por dispositivos móveis pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR) só vão estar liberadas para download no próximo dia 1° de abril. As declarações entregues por essas plataformas também possuem algumas limitações e, em certas situações, não poderão ser utilizadas.
Essa também é a data em que a declaração pré-preenchida estará integralmente disponível para os contribuintes. Segundo a Receita, à medida que forem sendo carregadas para a base de dados, as informações serão disponibilizadas para quem usa o programa gerador.
Para instalar o programa gerador, o usuário deve:
O programa será baixado automaticamente no computador, para a pasta de Download ou outra selecionada. Ao abrir o arquivo executável do programa (.exe), as etapas de instalação necessárias serão exibidas na tela, permitindo, então, o login com a conta e senha do Gov.br, o portal de serviços do governo federal. Depois, é só preencher os campos com as informações do contribuinte e transmitir a declaração.
A recomendação mínima para instalação do programa de computador é o Windows 7 ou superior. No site da Receita, é possível consultar todas as instruções de instalação e soluções para problemas comuns identificados nesse processo.
Com informações da Agência Brasil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta