Publicado em 1 de maio de 2025 às 11:59
Consumir certos alimentos em pó pode trazer diversos benefícios para a saúde e praticidade para o dia a dia. Alguns produtos são ricos em nutrientes, pois passam por processos de desidratação que preservam suas propriedades nutricionais. Além disso, têm uma longa vida útil, o que facilita o armazenamento e reduz o desperdício.
Liziane Camargo, docente do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera, ressalta que, para garantir a qualidade e segurança desses alimentos, é importante seguir alguns cuidados. “Armazená-los em locais secos e frescos, longe da luz direta, ajuda a manter suas características. Verificar a data de validade e seguir as instruções de preparo também são essenciais para evitar contaminações e garantir o máximo aproveitamento dos nutrientes”, orienta.
Liziane Camargo explica que os alimentos em pó podem fazer parte de uma alimentação equilibrada , desde que escolhidos com atenção e inseridos de forma consciente. “Não estamos falando só de produtos industrializados ultraprocessados; hoje existe uma variedade de opções mais naturais e funcionais”, afirma.
Entre os alimentos em pó com bom perfil nutricional, a nutricionista cita:
Para aproveitar as qualidades dos alimentos em pó corretamente, Liziane Camargo recomenda:
A nutricionista alerta que pessoas alérgicas e intolerantes devem sempre checar os potenciais alergênicos e traços presentes no rótulo dos alimentos em pó. Além disso, Liziane Camargo reforça que suplementos e alimentos concentrados devem ser usados com acompanhamento profissional, principalmente quando há propósito terapêutico.
Apesar dos benefícios dos alimentos em pó, nem todos devem fazer parte da rotina alimentar. Abaixo, a nutricionista explica alguns para ter cuidado:
Por Deiwerson Damasceno
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta