> >
Acumular muitas coisas pode ser sinal de transtorno

Acumular muitas coisas pode ser sinal de transtorno

Psicóloga explica que há pessoas que ainda se tornam acumuladoras digitais. Entenda mais

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 16:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mania de acumular objetos pode ser um transtorno. (Shutterstock)

Guardar muitas coisas é um hábito comum, mas pode ser preocupante e um sinal do transtorno de acumulação. O grande problema acontece quando essa prática prejudica a saúde e o convívio social. Para falar melhor sobre o assunto, conversamos com a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues.

Este vídeo pode te interessar

  • Aspas de citação

    É uma doença que se manifesta pelo comportamento de guardar objetos de forma extrema. Caracteriza-se como patologia quando prejudica o bem-estar e causa estresse entre o paciente e as pessoas que convivem com ele.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É muito comum termos objetos que possuem valor emocional e fazemos questão de guardá-los. O grande problema está no excesso. O acumulador geralmente se isola, perde o controle sobre a quantidade de coisas que está guardando, não reconhece que tem uma patologia e perde espaço com as coisas que acumula.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É mais comum conseguirmos verificar o transtorno em idosos por que eles passaram muitos anos acumulando as coisas. Mas essa patologia afeta também os jovens, apesar de o diagnóstico ser um pouco mais difícil.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Pelo médico psiquiatra, através do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), que elenca os critérios necessários para o diagnóstico do transtorno.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A partir do diagnóstico, o especialista avalia se há a necessidade de medicação por conta de algum problema associado, como crise de ansiedade, e encaminha o paciente ao psicólogo para iniciar o tratamento psicoterápico.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim, apenas mudamos o local de armazenamento. As pessoas que sofrem com esse transtorno acreditam que essas coisas, materiais ou virtuais, podem ser úteis em algum momento. O resultado é estresse e desorganização, na vida real ou na digital.

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais