ASSINE

Capixabas apostam na criação de sapatos estilosos e confortáveis

Deixou o salto alto de lado? Conheça essas cinco marcas capixabas que apostam em sandálias feitas com design e técnicas para acomodar bem os pés

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 10/05/2021 às 18h44
marca Dani Barreto
Apostar no conforto é a tendência dos últimos meses. Crédito: Divulgação/ @db_danibarreto

O look do home office está diferente. Passado mais de um ano da pandemia do coronavírus, que fez com que muita gente adotasse o trabalho remoto para se preservar do contágio do vírus, o pijama definitivamente ficou para a hora de dormir. Estudos mostram que se arrumar ajuda na produção do trabalho. E para as mulheres, nada mais adequado - estando em casa ou no escritório - do que apostar numa sandália com design e, principalmente, conforto. É isso que cinco marcas capixabas estão fazendo. 

INSPIRAÇÃO NA ARQUITETURA E NA ARTE

Marca Manolita
As sandálias da Manolita são feitas numa antiga fábrica de calçados para idosos. Crédito: Reprodução/ @manolita

Buscando referências na arte e na arquitetura, a design Débora Leal, da Manolita, desenvolve sandálias com originalidade, sua marca registrada. Um dos modelos de sucesso é a sandália Miró, criada depois de uma exposição que ela visitou em Taormina, na Itália.

É a própria Débora que desenha todos os sapatos da marca. Mas o segredo é a produção em São Paulo, feita numa antiga fábrica de calçados para idosos. Daí a maciez do couro e a preocupação com a anatomia dos pés. “Como sempre quis que a marca fosse reconhecida nacionalmente precisava ter um diferencial”, já disse. 

Por isso, ela uniu o know-how do conforto da fábrica com a modernidade do design. Outro diferencial é que os sapatos são todos feitos à mão, por senhores artesãos que montam cada peça como se fosse um quebra-cabeça.

Sandálias Manolita

Manolita
Manolita. Reprodução/ Site Manolita
Manolita
Manolita. Reprodução/ Site Manolita
Manolita
Manolita. Reprodução/ site Manolita
Manolita
Manolita
Manolita

Usando couro, sua marca registrada, ela cria peças totalmente diferentes ao longo do ano. Desde sua criação, ela esteve engajada em utilizar técnicas de trabalho sustentável, 100% manual, artesanal e transparente, apostando na fabricação handmade que não utiliza maquinários. O primeiro passo para trazer a sustentabilidade para o produto final, foi substituir os saltos de plástico por canos de PVC descartados em ferros velhos. Esse ano, ela lançou as flats feitas com o couro do peixe Pirarucu.

A capixaba já fez parcerias com grandes estilistas da moda brasileira, como Reinaldo Lourenço, Patricia Vieira, Fernanda Yamamoto, além de uma coleção com a consultora de moda Ucha Meirelles.

MIX DE CORES

marca Dani Barreto
Dani Barreto aposta em  design e técnica para acomodar bem os pés. Crédito: Divulgação/ @db_danibarreto

Depois de anos de sucesso com a sua marca de roupas, a empresária Dani Barreto lançou a de sapatos que leva o seu nome. "Sentia falta de um produto moderno e ao mesmo tempo fácil de usar, para acompanhar as mulheres nos afazeres do dia a dia até a noite, além de apostar num colorido nos pés para alegrar qualquer look", diz.

Usando couros diferenciados e materiais alternativos, como metalizados e palhas, ela conta que os modelos são bem femininos e sempre apostando no mix de cores e no conforto. "Nos preocupamos sempre com o conforto. Formas com design e técnica para acomodar bem os pés, saltos baixos e médios, palmilhas anatômicas e materiais macios são cuidadosamente escolhidos visando um sapato feminino, mas que proporcione um calce confortável para o dia todo", explica Dani. 

Sandálias Dani Barreto

Marca Dani Barreto
Marca Dani Barreto. Divulgação/ Dani Barreto
Marca Dani Barreto
Marca Dani Barreto. Divulgação/ Dani Barreto
Marca Dani Barreto
Marca Dani Barreto. Divulgação/ Dani Barreto
Marca Dani Barreto
Marca Dani Barreto
Marca Dani Barreto

É ela que desenha todos os modelos. A última coleção foi inspirada nas necessidades da mulher nesse período de pandemia. "Conforto em modelos que combinam com os mais diversos looks para todos os momentos. Saltos baixos e médios nas mules, sandálias, oxfords e booties. O destaque fica com as birkens em camurça, que podem ser usadas com ou sem meias", conta a empresária. Para os próximos meses, ela aposta nas sandálias comfy, com tiras e palmilhas macias e com espuma, privilegiando o conforto na hora de escolher a sandália.

CONFORTO E ESTILO

Marca Level Shoes
Os sapatos da Level Shoes são de couro legítimo ou sintético. Crédito: Divulgação/ Level shoes

Fernanda Zanuncio Mazioli começou a trabalhar no mundo da moda, durante a faculdade, vendendo semi-joias para vizinhos e conhecidos de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, no Sul do Espírito Santo. Anos depois, com a carreira de advogada já consolidada, ela criou a Level Shoes. "Sempre fui apaixonada por calçados, por isso decidi novamente viver o sonho da moda. A ideia inicial e que prevalece nesta empresa capixaba é o conforto sem a perda do estilo", conta.

As peças são todas fabricadas em couro legítimo ou sintético. E a marca aposta em lançamentos por estações, lançando 15 modelos em cada uma. "Sempre quis modelos confortáveis que estivessem na moda. Depois de anos como consumidora de grandes marcas, o que mais me deixava insatisfeita era o fato de pagar caro no calçado que machucava os pés".

Sandálias Level Shoes

Marca Level Shoes
Marca Level Shoes . Divulgação/ Level shoes
Marca Level Shoes
Marca Level Shoes . Divulgação/ Level shoes
Marca Level Shoes
Marca Level Shoes . Divulgação/ Level shoes
Marca Level Shoes
Marca Level Shoes
Marca Level Shoes

Ela conta que a marca também se adequou aos novos tempos. "Na última coleção, priorizamos o conforto de nossos modelos para adequação da nova realidade de nossas clientes, que passaram a trabalhar, em sua grande maioria, em home office. A marca aprofundou-se ainda mais no quesito conforto, criamos uma linha comfy", diz Fernanda. 

TECNOLOGIA E CONFORTO

Doramila
A procura por sandálias rasteiras e flats aumentou durante a pandemia. Crédito: Reprodução @doramila

A Doramila surgiu, há 47 anos, com a proposta de vender com exclusividade os sapatos de marcas mineira, que era o diferencial na época e virou moda nacional. "Iniciamos com a proposta de oferecer às mulheres capixabas o que existia de novo, diferente e moderno no eixo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Vitória não tinha nada nesse segmento", conta o empresário Paulo Roberto.

Depois de décadas, veio a vontade de também apostar nos próprios modelos. "Hoje temos sandálias feitas com materiais sintéticos e também muita coisa ecologicamente correta, materiais recicláveis e com tecnologia. O foco é sempre no conforto dos sapatos".

Sandálias Doramila

Marca  Doramila
Marca Doramila . Divulgação/ Doramila
Marca  Doramila
Marca Doramila . Divulgação/ Doramila
Marca  Doramila
Marca Doramila . Divulgação/ Doramila
Marca  Doramila
Marca  Doramila
Marca  Doramila

Por conta da pandemia, que restringiu as festas e os eventos sociais, a demanda por esses sapatos também diminuiu. Por outro lado, a procura por sandálias rasteiras e flats aumentou. Tudo com conforto. "É primordial para o produto ser aceito, não se vende um belo sapato sem conforto. E ele começa pelo bom calce e os materiais utilizados, desde sua sola, passando pelo cabedal, pelo forro, pela palmilha e fivelas", ressalta o empresário.

MODELOS ATEMPORAIS

Quattre
A Quattre faz calçados atemporais e com conforto. Crédito: Divulgação Quattre

Rafaela Sterquino sempre foi apaixonada por sapatos. Daí surgiu a ideia de criar a Quattre, marca que de calçados atemporais e com conforto. "Sempre acreditei no poder que o sapato tem de transformar um look", conta.

Utilizando como matéria-prima o couro e a madeira, a marca aposta em modelos diferenciados e confortáveis. "Salto grosso, pouca altura, couro com toque suave e espuma entre os materiais são itens que trazem mais conforto e que incluímos na hora criação", conta Rafaela.

Sandálias Quattre

Marca Quattre
Marca Quattre . Divulgação/ Quattre
Marca Quattre
Marca Quattre . Divulgação/ Quattre
Quattre
Quattre. Divulgação/ Quattre
Quattre
Quattre
Quattre

A aposta para esse período e os próximos meses é nos modelos de mules. "Por serem práticos e possuírem salto baixo, eles compõem um look que vai do trabalho aos passeios".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Fique bem capixaba capixaba Moda

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.