> >
Peles maduras: 4 tratamentos estéticos para mulher a partir dos 40 anos

Peles maduras: 4 tratamentos estéticos para mulher a partir dos 40 anos

Nessa idade, os sinais da flacidez estão mais perceptíveis, principalmente na área dos olhos e no contorno do rosto. Dermatologistas mostram tratamentos e tecnologias que podem ser usados, preservando a naturalidade

Publicado em 4 de maio de 2021 às 17:26

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher de 40 anos tratamento de beleza
O envelhecimento é um processo influenciado pela genética, fatores ambientais e hormonais. Existem diversos tratamentos para retardar o envelhecimento. (Wavebreak Media LTD/ Freepik)

Há quem diga que os 40 anos são os novos 30. E, se depender da evolução da ciência e das novas tecnologias, a pele da mulher poderá estar cada dia mais saudável (e linda). Os cuidados e a prevenção devem acontecer desde cedo e ser uma rotina. Mas, depois dos 40 anos, a pele pede uma atenção especial.

A dermatologista Giane Giro explica que o envelhecimento é um processo influenciado pela genética, fatores ambientais e hormonais. Em média, a partir dos 25 anos, ocorre uma redução de 1% ao ano na produção de colágeno. "Nas mulheres ocorre uma queda ainda mais acentuada quando chega a menopausa, uma perda de 30% nos primeiros cinco anos. Após a menopausa, a redução na produção de colágeno segue em um ritmo de 2% ao ano. Esta redução - das fibras colágenas, elásticas e de ácido hialurônico - pode ser ainda maior nas pessoas com exposição intensa ao sol e nos tabagistas".

Giane Giro, dermatologista
A dermatologista Giane Giro explica os tratamentos estéticos para peles maduras. (Cacá Lima)
Aspas de citação

Com a chegada da mulher aos 40 anos as mudanças na estrutura da pele se tornam mais visíveis, como a perda de firmeza, luminosidade e hidratação

Giane Giro
Dermatologista
Aspas de citação

Segundo Giane, "os sinais da flacidez estão mais perceptíveis, principalmente na área dos olhos e no contorno do rosto. As rugas de expressão ficam mais aparentes, e algumas se tornam estáticas. A pele pode apresentar manchas provocadas pelo dano acumulado pelo exposição ao sol ao longo da vida".

A dermatologista Renata Bortolini conta que essa idade costuma ser um marco na vida da mulher pela transição metabólica do período pré-menopausa. "A pele pode se tornar mais seca, opaca, com algumas rugas marcadas. E a flacidez leva acentuação de sulcos como o bigode chinês e a redução da definição do contorno da face".

SUSTENTAÇÃO

Vários tratamentos para o envelhecimento tem como alvo o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. "Eles são componentes da derme, a segunda camada da pele, e tem um papel importante no envelhecimento cutâneo. O colágeno, por exemplo, é a proteína que confere resistência e elasticidade a pele", explica Giane Giro.

A dermatologista Renata Bortolini explica que esses três componentes são responsáveis pela sustentação da derme. "A sua redução interfere na firmeza e na elasticidade da pele apresentando-se clinicamente com o surgimento de rugas, sulcos e flacidez", diz.

Renata Bortolini dermatologista
A dermatologista Renata Bortolini explica os tratamentos estéticos para peles maduras. (@renatabortolinidermatologia/ Ronaldo Cobra)
Aspas de citação

A sua redução do colágeno, da elastina e do ácido hialurônico interfere na firmeza e na elasticidade da pele apresentando-se clinicamente com o surgimento de rugas, sulcos e flacidez

Renata Bortolini
Dermatologista
Aspas de citação

A partir dos 40 anos, as rugas de expressão ficam progressivamente mais aparentes. A perda de elasticidade da pele pode fazer com que algumas se tornem rugas estáticas. "Por isso, é importante iniciar o tratamento com a toxina botulínica mais cedo, por volta dos 30 anos, para prevenir que as rugas de expressão deixem marcas permanentes na pele". As dermatologistas listaram 4 tratamentos ideais para as mulheres que já chegaram aos 40 anos. 

TRATAMENTOS

  • 01

    Toxina botulínica

    Substância que paralisa a musculatura do local onde é aplicada. Melhora as rugas de expressão na fronte e área dos olhos, deixando o rosto com uma aparência mais descansada. "Pode ser aplicada também em pontos específicos do pescoço, produzindo um efeito lifting no contorno facial, tratamento conhecido como 'Nefertiti Lift'", explica Giane Giro.

  • 02

    Protocolo 4 D

    Para combater a flacidez, preservando a naturalidade dos resultados, uma das opções é o Protocolo 4D. "O protocolo 4D completo envolve a realização de diferentes estímulos que vão desde as camadas mais superficiais com o viço e a textura uniforme da pele até camadas mais profundas através do tratamento intra-oral com efeito lifting e de sustentação da bochecha, tratamento do bigode chinês e revitalização dos lábios", explica a dermatologista Renata Bortolini. 

  • 03

    MD Codes

    É uma técnica de aplicação do ácido hialurônico nos pontos de sustentação da face, promovendo um efeito lifting não cirúrgico. "Nesta técnica, tratamos o rosto de uma maneira tridimensional para corrigir as proporções faciais e tratar a flacidez deixando um resultado harmônico e natural", diz Giane Giro.

  • 04

    Ultrassom microfocado

    É uma aposta para devolver a firmeza e remodelar o contorno do rosto. Ele promove um efeito lifting, melhorando a aparência de linhas e rugas. "O ultrassom microfocado atua na firmeza e sustentação da pele com o aumento na produção de colágeno e estímulo muscular de ancoragem", diz Renata Bortolini.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais