> >
Rede de comunicação do ES cria soluções com creators para conectar marcas e pessoas

Rede de comunicação do ES cria soluções com creators para conectar marcas e pessoas

Laboratório  de conteúdo de marca da Rede Gazeta impulsiona marcas através do marketing de influência. A estratégia conta com influenciadores para aumentar a visibilidade das empresas

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 10:06

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
31º Recall de Marcas, evento realizado pela Rede Gazeta em junho deste ano
31º Recall de Marcas, evento realizado pela Rede Gazeta em junho deste ano, contou com a cobertura de influenciadores digitais. (Instagram/Reprodução)
Isabelle Oliveira
[email protected]
Laísa Menezes
[email protected]

Em uma sociedade movida por troca de experiências, é bastante comum escutar que “o boca a boca vende mais”. Pensando nisso, para ajudar marcas a alavancar nas vendas e no engajamento com o público, o Estúdio Gazeta tem criado soluções para empreendedores através de uma nova estratégia: o marketing de influência por meio de creators.

Os creators são pessoas de influência na mídia, e que facilitam a Jornada do Consumidor, ou seja, aceleram o processo de vendas.

“Você tem que conhecer, se interessar, comprar, e a última etapa é a indicação, que é quando você compra e gosta tanto daquele produto que indica ele pra alguém. O creator te leva direto para essa última etapa.”, explica o coordenador de creators do Estúdio Gazeta, Philipe Ferreira.

 Os creators facilitam a Jornada do Consumidor, ou seja, aceleram o processo de vendas.
Os creators facilitam a Jornada do Consumidor, ou seja, aceleram o processo de vendas. . (Arte: Laísa Menezes)

Segundo a gerente do Estúdio Gazeta, Mariana Perini, o Brasil é o maior mercado de influência do mundo. "Aqui o público leva muito mais em consideração um produto ou serviço indicado por um influenciador. Então, a marca que não tem isso como estratégia, com certeza vai ficar para trás.”

Com objetivo de ser a Casa dos Influenciadores do Espírito Santo, o laboratório de branded content (conteúdo de marca) da Rede Gazeta criou três categorias de separação dos creators: os influenciadores, os especialistas e os externos.

Influenciadores exclusivos: pessoas que trabalham na própria Rede e que marcam constante presença nas redes sociais;

Influenciadores que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta
Influenciadores que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta. (Estúdio Gazeta/Reprodução)

Especialistas: pessoas que também fazem parte da empresa, têm autoridade para falar de assuntos mais específicos, mas que não alimentam as próprias redes sociais como um influenciador digital;

Especialistas que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta
Especialistas que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta. (Estúdio Gazeta/Reprodução)

Externos: pessoas externas que possuem vínculo com as demais áreas de interesse das marcas.

Parceiros que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta
Parceiros que compõem o quadro de creators do Estúdio Gazeta. (Estúdio Gazeta/Reprodução)

A equipe tem cerca de 50 criadores de conteúdo e oferece um leque de possibilidades de canais para a promoção das marcas. Além disso, o creator vinculado ao Estúdio conta com suporte para gravação, edição, escrita de roteiro e processo criativo. Tudo isso alinhado à individualidade de cada um deles.

“O diferencial do Estúdio Gazeta são as múltiplas possibilidades da Rede, por sermos multiplataforma, que é o que chamamos de mandala 360. Um creator que está aqui fura a bolha da rede social. Ele não é um creator só de Instagram, o material dele roda na TV, no podcast, videocast, etc.”, pontua Philipe Ferreira.

Case de sucesso

O videocast traz uma explicação sobre o Fundo Soberano (Funses), que foi criado pelo governo do Estado, com recursos do petróleo, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e servir de poupança intergeracional. A partir dele, o Fundo de Investimentos e Participações do Fundo Soberano (FIP Funses 1) tem um aporte de R$ 250 milhões para acelerar e investir em startups nos próximos 10 anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.

Com influência na área de inovação e finanças, Carrareto explica no videocast como funciona o FIP Funses 1 e mostra quais benefícios ele já está trazendo para o desenvolvimento de negócios inovadores, com geração de emprego e renda no Estado.

Isabelle Oliveira e Laísa Menezes são alunas do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve a supervisão da editora adjunta Lara Rosado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais