> >
Raio-x confirma melhora do quadro de saúde do papa Francisco, diz Vaticano

Raio-x confirma melhora do quadro de saúde do papa Francisco, diz Vaticano

Profissionais de saúde já afastaram as incertezas sobre a recuperação do pontífice, embora sem indicar uma previsão de alta

Publicado em 12 de março de 2025 às 17:25

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

SÃO PAULO - O papa Francisco permanece estável e uma tomografia de tórax recente confirmou a melhora do seu quadro de saúde, de acordo com o Vaticano nesta quarta-feira (12), em mais um sinal de progresso enquanto o pontífice de 88 anos luta contra uma pneumonia dupla.

A Santa Sé afirma que o pontífice continua a receber oxigênio de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva durante o repouso noturno.

Papa Francisco durante sua audiência geral semanal no salão Papa Paulo VI, no Vaticano
Papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro com infecção respiratória considerada grave. (ANDREW MEDICHINI/AP)

Na manhã de quarta (12), após participar de exercícios espirituais, o Santo Padre recebeu a eucaristia, rezou e se dedicou à fisioterapia motora. À tarde, ele continuou orando, descansou e prosseguiu com a fisioterapia respiratória.

No primeiro boletim do dia, o Vaticano afirmou que o religioso argentino "passou uma noite tranquila" no hospital Gemelli de Roma. Ele foi internado em 14 de fevereiro com uma infecção respiratória considerada grave.

Trata-se da quarta hospitalização do pontífice desde 2021, o que gera preocupações devido aos problemas de saúde que o fragilizaram nos últimos anos, como cirurgias no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.

Na última segunda (10), a equipe médica anunciou melhora no estado de saúde de Francisco e retirou o chamado prognóstico reservado. Na prática, os profissionais de saúde afastaram as incertezas sobre sua recuperação, embora sem indicar uma previsão de alta. O quadro permaneceu inalterado na terça (11), quando o papa teve outra "noite tranquila", de acordo com boletim divulgado pelo Vaticano.

O caso ainda exige cautela, entretanto. Mesmo após o papa apresentar melhora, o Vaticano disse esperar que Francisco continuasse com o "tratamento medicamentoso em um ambiente hospitalar por mais dias". Segundo a equipe médica, o pontífice estava sendo submetido a fisioterapias para ajudar em sua respiração e mobilidade.

Durante a internação o Vaticano anunciou que o papa sofria de uma pneumonia bilateral. Trata-se de uma infecção grave que torna a respiração mais difícil e pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais