> >
Problema 'grave' de saúde de astronauta faz Nasa encerrar missão de forma antecipada pela 1ª vez

Problema 'grave' de saúde de astronauta faz Nasa encerrar missão de forma antecipada pela 1ª vez

A agência espacial americana não divulgou qual astronauta está passando por problema de saúde e nem de qual condição se trata. Tripulação que voltará mais cedo realizava missão na Estação Espacial Internacional.

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 23:10

Imagem BBC Brasil
Não foi divulgado qual tripulante está passando por problema de saúde; da esquerda para a direita na foto estão Oleg Platonov, Mike Fincke, Kimiya Yui e Zena Cardman Crédito: NASA

A agência espacial americana Nasa anunciou nesta quinta-feira (08/01) que vai antecipar o retorno de uma tripulação de quatro pessoas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) devido a um "problema de saúde grave" que afetou um dos astronautas.

A agência não divulgou o nome do tripulante nem a condição médica, alegando privacidade, mas afirmou que a pessoa está em condição estável.

"Esta não é uma evacuação de emergência", disse um funcionário da Nasa, acrescentando: "Sempre priorizamos a saúde dos astronautas".

Na quarta-feira (07), a Nasa cancelou abruptamente uma caminhada espacial que ocorreria nesta quinta, quando dois astronautas fariam uma saída da ISS.

A decisão de trazer a tripulação de volta antecipadamente foi anunciada pelo administrador da Nasa, Jared Isaacman, e outros funcionários da agência em uma entrevista coletiva.

Eles deram poucos detalhes, mas disseram que o problema de saúde não estava relacionado a operações espaciais e não se tratava de uma lesão.

Esta é a primeira evacuação antecipada na história da ISS, que abriga astronautas de forma contínua desde 2000.

James Polk, diretor médico e de saúde da Nasa, disse também que esta é a primeira vez em mais de 65 anos de história da agência americana que uma missão tem fim antecipado devido a um problema médico.

A tripulação de quatro pessoas é chamada de "Crew-11" e é composta pelos astronautas da Nasa Zena Cardman e Mike Fincke; Kimiya Yui, da agência espacial japonesa JAXA; e um cosmonauta russo, Oleg Platonov.

Espera-se que em 48 horas seja divulgado um cronograma de retorno dos astronautas.

Um astronauta americano permanecerá a bordo da ISS, segundo as autoridades, e será acompanhado por dois cosmonautas russos.

Imagem BBC Brasil
A ISS orbita a Terra a uma altitude média de cerca de 400 km acima da superfície Crédito: NASA

A Crew-11 foi enviada para a ISS em agosto do ano passado a bordo de uma Crew Dragon da SpaceX e deveria permanecer em órbita por cerca de seis meses, retornando por volta do próximo mês, após ser substituída por outra tripulação de quatro pessoas alguns dias antes.

A ISS possui equipamentos médicos básicos, suprimentos e sistemas de comunicação que permitem que médicos na Terra conversem em particular com os astronautas, avaliem suas condições e recomendem tratamento.

O retorno antecipado da tripulação de quatro pessoas pode atrasar alguns experimentos e tarefas de manutenção até a chegada da nova tripulação no próximo mês, de acordo com Simeon Barber, cientista espacial da Open University.

"A estação espacial é uma grande e complexa façanha de engenharia, projetada para ser operada por um número mínimo de tripulantes", explica Barber.

O cientista espacial acrescenta que a tripulação que ficará na ISS provavelmente precisará "reduzir um pouco o trabalho experimental e se concentrar mais na manutenção e na conservação da estação, aguardando o retorno de uma equipe completa".

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais