> >
Guerra na Ucrânia: os influenciadores pró-Putin que lucram com o conflito

Guerra na Ucrânia: os influenciadores pró-Putin que lucram com o conflito

Equipe Global de Desinformação da BBC revela como eles atuam e ganham dinheiro apoiando Putin na guerra.

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 09:28

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

Influenciadores russos nas redes sociais estão tendo grandes receitas publicitárias com suas postagens a favor do governo de Putin e a favor da guerra na Ucrânia.

Ao lado de vídeos violentos e gráficos de ataques de drones e falsas alegações sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, eles compartilham anúncios de tudo, desde criptomoedas até moda.

Conhecidos na Rússia como “Z-bloggers” (ou blogueiros Z) devido ao seu apoio a uma guerra muitas vezes simbolizada pela letra Z, eles frequentemente são autorizados a acompanhar o exército russo e publicam imagens da linha da frente, incentivando os jovens russos a se alistar.

Desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022, os influenciadores russos pró-guerra ganharam milhões de seguidores no Telegram, a plataforma de comunicação à qual muitos russos recorreram depois que o presidente Vladimir Putin baniu o Instagram, o Facebook e o Twitter.

Neste vídeo, a Equipe Global de Desinformação da BBC revela como eles atuam e ganham dinheiro apoiando Putin na guerra.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais