Na casa de Danielle (que preferiu não divulgar o sobrenome), em Portland, no Oregon, a assistente virtual da Amazon estava conectada a todos os cômodos, controlando os sistemas de aquecimento, iluminação e segurança, mas há duas semanas um incidente fez com que o amor pelo aparelho chegasse ao fim. Um telefonema, de um empregado de seu marido, alertou que conversas privadas do casal haviam sido compartilhadas com ele.
A pessoa do outro lado da linha disse: desconecte seus aparelhos Alexa agora contou Danielle, à emissora KIRO7, afiliada da ABC. Vocês estão sendo hackeados.
O funcionário, que tinha o número na lista de contatos do marido de Danielle, contou ter recebido arquivos de áudio com conversas privadas do casal.
Nós desconectamos todos os aparelhos e ele nos disse que recebeu arquivos de áudio de gravações feitas dentro da nossa casa disse Danielle. No começo, meu marido estava como: não, você não recebeu, e o funcionário disse: vocês estavam conversando sobre pisos de madeira. Então, dissemos: meu Deus, você realmente nos ouviu!.
O casal recebeu os arquivos enviados pelo funcionários e confirmaram as conversas gravadas. Mesmo assim, era difícil acreditar que uma pessoa aleatória que morava em Seattle, a cerca de 300 quilômetros de distância, poderia saber o que se passava dentro de sua casa.
Eu me senti invadida contou. Uma invasão de privacidade total. Imediatamente, eu disse: nunca mais vou conectar o aparelho, porque não posso confiar nele.
A assistente Alexa funciona no aparelho Echo, comercializado pela Amazon. Ela é ativada quando os microfones detectam algum chamado por Alexa e, a partir desse momento, atendem a comandos, como controlar a televisão, tocar músicas, acessar vídeos on-line ou contatar outras pessoas, entre outros. À BBC, a Amazon afirmou que o incidente com Danielle deve ser resultado de uma sequência improvável de acontecimentos.
O Echo foi ativado por uma palavra na conversa que parecia como Alexa. Então, a conversa subsequente foi entendida como o pedido envie mensagem, informou a companhia. Em algum ponto, a conversa de fundo foi interpretada como um nome na lista de contatos. Alexa então perguntou em voz alta: (o nome do contato), certo? Alexa então interpretou a conversa como certo.
À KIRO7, a companhia informou que a privacidade dos usuários é uma das prioridades da Amazon e que a ocorrência extremamente rara está sendo investigada.
Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro.
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