> >
Assistente virtual grava conversa de casal e envia áudio a outra pessoa

Assistente virtual grava conversa de casal e envia áudio a outra pessoa

Eu me senti invadida, disse americana que usava a Alexa, da Amazon

Publicado em 25 de maio de 2018 às 12:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Áudio. (Reprodução/Pixabay)

Na casa de Danielle (que preferiu não divulgar o sobrenome), em Portland, no Oregon, a assistente virtual da Amazon estava conectada a todos os cômodos, controlando os sistemas de aquecimento, iluminação e segurança, mas há duas semanas um incidente fez com que o amor pelo aparelho chegasse ao fim. Um telefonema, de um empregado de seu marido, alertou que conversas privadas do casal haviam sido compartilhadas com ele.

— A pessoa do outro lado da linha disse: “desconecte seus aparelhos Alexa agora — contou Danielle, à emissora KIRO7, afiliada da ABC. — Vocês estão sendo hackeados.

O funcionário, que tinha o número na lista de contatos do marido de Danielle, contou ter recebido arquivos de áudio com conversas privadas do casal.

— Nós desconectamos todos os aparelhos e ele nos disse que recebeu arquivos de áudio de gravações feitas dentro da nossa casa — disse Danielle. — No começo, meu marido estava como: “não, você não recebeu”, e o funcionário disse: “vocês estavam conversando sobre pisos de madeira”. Então, dissemos: “meu Deus, você realmente nos ouviu!”.

O casal recebeu os arquivos enviados pelo funcionários e confirmaram as conversas gravadas. Mesmo assim, era difícil acreditar que uma pessoa aleatória que morava em Seattle, a cerca de 300 quilômetros de distância, poderia saber o que se passava dentro de sua casa.

— Eu me senti invadida — contou. — Uma invasão de privacidade total. Imediatamente, eu disse: “nunca mais vou conectar o aparelho, porque não posso confiar nele”.

A assistente Alexa funciona no aparelho Echo, comercializado pela Amazon. Ela é ativada quando os microfones detectam algum chamado por “Alexa” e, a partir desse momento, atendem a comandos, como controlar a televisão, tocar músicas, acessar vídeos on-line ou contatar outras pessoas, entre outros. À BBC, a Amazon afirmou que o incidente com Danielle deve ser resultado de uma sequência improvável de acontecimentos.

“O Echo foi ativado por uma palavra na conversa que parecia como ‘Alexa’. Então, a conversa subsequente foi entendida como o pedido ‘envie mensagem’”, informou a companhia. “Em algum ponto, a conversa de fundo foi interpretada como um nome na lista de contatos. Alexa então perguntou em voz alta: ‘(o nome do contato), certo?’ Alexa então interpretou a conversa como ‘certo’”.

À KIRO7, a companhia informou que a privacidade dos usuários é uma das prioridades da Amazon e que a “ocorrência extremamente rara” está sendo investigada.

Este vídeo pode te interessar

“Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais