> >
Estética automotiva que vai além de apenas manter o carro bonito

Estética automotiva que vai além de apenas manter o carro bonito

Para manter o carro com visual atraente e agregar valor no preço final, muitos motoristas têm investido em serviços de reforma, higienização e polimentos com muita tecnologia

Publicado em 8 de julho de 2023 às 08:00- Atualizado há 10 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Oficina Beira Mar
O diretor da Oficina Beira Mar, Ricardo Barbosa, afirma que serviços de estética automotiva podem ser empregados no veículo com o objetivo de promover manutenções preventivas . (Oficina Beira Mar/Divulgação )
Vinícius Viana
[email protected]

Mesmo com o anúncio da Medida Provisória (MP) elaborada pelo Governo Federal para reduzir o preço de automóveis de até R$ 120 mil, no último mês de maio o valor médio dos veículos no país ainda registrou aumento. O impacto dessa tendência de alta nos preços, observada nos últimos anos, está no aumento do tempo em que muitos motoristas passaram a ficar com o mesmo carro. Por outro lado, essa realidade incentivou a procura por novas técnicas de estética automotiva com o objetivo de preservar o automóvel.

“A estética vem abrindo vertentes que crescem muito a cada dia, como por exemplo, polimento de vidros, micropintura e o próprio restauro de bancos couro. São serviços que chegam para agregar e aumentar o leque de opções em um mesmo espaço de trabalho, visando maior praticidade para o cliente”, destaca a especialista em restauro de couro e fundadora da RDC Brasil, Ariadna Oliveira.

Segundo a profissional, esse tipo de reforma no veículo, inclusive, é responsável por influenciar o valor final de revenda. Afinal, esses serviços também são empregados a fim de proteger e manter a qualidade da pintura, plásticos, bancos e todos os outros componentes do automóvel.

“As tintas e os materiais que eu e meus alunos utilizamos nos restauros e pinturas de bancos e partes em couro do veículo têm qualidade testada por mais de um ano antes do uso. Hoje em dia, tudo que utilizo é à base d'água, trazendo mais conforto para o profissional que usa, qualidade na finalização e satisfação do cliente”, pontua.

Venda impulsionada

É por meio dessa percepção de cuidado que nascem bons negócios de compra e venda. Em especial porque isso ajuda a destacar o veículo da concorrência e contribui para atrair novos compradores.

Tudo isso tem influenciado no desenvolvimento de novas tecnologias a fim de modernizar esses serviços, afirma o proprietário da Car Lounge Estética Automotiva, Elielson Maia.

A nanotecnologia, por exemplo, tem sido empregada em “revestimentos cerâmicos de alta durabilidade, vidros autolimpantes, filmes de proteção transparentes (PPF) e produtos de tratamento de superfícies com nano partículas auto regenerativas”, comenta o especialista.

Dentre as principais novidades do mercado, Elielson Maia ainda destaca:

  • 01

    Revestimentos cerâmicos

    A fim de oferecer uma camada de proteção duradoura e resistente a arranhões, manchas, seiva de árvores, fezes de pássaros e raios UV, esses revestimentos se tornaram populares e são capazes de proporcionar maior brilho, assim como facilitar a limpeza do veículo.

  • 02

    Filmes de proteção transparentes

    Também conhecidos como PPF (Paint Protection Film), eles são aplicados na carroceria do veículo para proteger a pintura contra arranhões, lascas e manchas causadas por detritos de estrada, insetos e resíduos químicos.

  • 03

    Detalhamento avançado do interior

    Os serviços de detalhamento do interior do veículo se tornaram mais abrangentes, com foco em limpeza profunda de estofamentos, painéis, consoles, carpetes e outras superfícies internas. Além disso, técnicas de higienização, como a ozonização, tornaram-se populares para eliminar odores e bactérias do interior do veículo, principalmente durante a pandemia.

Mas não para por aí. Serviços mais populares como lavagens, polimentos, enceramento, limpeza e hidratação do couro, proteção de pintura, tratamento dos vidros, entre outros, também continuam sendo empregados por oficinas e profissionais especializados no ramo.

“Somos pessoas visuais. Quando chegamos e nos deparamos com um veículo com rodas limpas e de liga leve, painel organizado e interior bem cuidados, a compra está praticamente confirmada em 50%”, destaca o diretor da oficina Beira-Mar, Ricardo Barbosa.

Os cuidados com a estética automotiva podem influenciar no valor final do veículo
Os cuidados com a estética automotiva podem influenciar no valor final do veículo. (Shutterstock)

O especialista ainda cita outros serviços de estética automotiva que podem ser empregados no veículo com o objetivo de promover manutenções preventivas e garantir o tempo maior de usabilidade do automóvel.

  • 04

    Martelinho de ouro

    É uma técnica empregada para desamassar o carro “sem precisar de uma pintura ou danificar a tinta do veículo”, explica Ricardo Barbosa.

  • 05

    Espelhamento

    No espelhamento é aplicada uma camada protetora para manter o verniz. A durabilidade é de, aproximadamente, seis meses e consegue garantir um brilho maior na pintura.

  • 06

    Vitrificação

    Para proteger a pintura do veículo dos raios solares, maresia, fezes de aves e outros fatores externos, a vitrificação utiliza de uma resina de sílica vítrea e garante uma proteção de alto empenho, com duração de até dois anos.

  • 07

    Polimento de farol

    De acordo com Ricardo Barbosa, os faróis, atualmente, são bem mais frágeis do que os utilizados no passado. Por isso, recomenda-se um bom polimento para dar vitalidade ao produto.

  • 08

    Higienização interna

    Desde a limpeza do teto até os bancos, quando o assunto é estética automotiva, vale a pena realizar higienizações no veículo inteiro para manter em dia os bancos, forros de porta, hidratação do couro, painéis e cintos de segurança.

  • 09

    Oxi-sanitização

    Com a utilização de ozônio, é realizada uma limpeza do ar-condicionado para retirar todas as impurezas acumuladas na parte interna do motor, o que prejudica, geralmente, pessoas mais alérgicas.

Quem está de olho em uma reforma automotiva ou apenas quer valorizar a estética do automóvel, a dica é procurar por estabelecimentos de confiança e profissionais especializados nos serviços escolhidos.

“É preciso pesquisar pelo nome do profissional ou da empresa, verificar as qualificações, conversar com amigos e com o próprio  profissional pelas redes sociais. O passado do especialista é importante, porque as certificações e cursos que ele fez vão dizer muito sobre o caminho de qualidade que vem trilhando”, finaliza a especialista em restauro de couro e fundadora da RDC Brasil, Ariadna Oliveira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais