Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 11:30
- Atualizado há um ano
Na linha da BMW Motorrad, os modelos com a assinatura “M” são motos esportivas projetadas para atender às mais altas demandas, desde a condução dinâmica em estradas rurais até passeios e provas de longas distâncias. Terceiro modelo M da marca, a M 1000 XR estreia na linha de produção como um presente de 100 anos da marca bávara para os aficionados por esse tipo de motocicleta. >
Mostrada como protótipo no início do ano, a M 1000 XR agora entra no catálogo regular da marca. “Com base na S 1000 XR e na S 1000 RR, a M 1000 XR - abreviadamente como M XR - foi ajustada para os requisitos específicos de uma esportiva de longas distâncias”, explica Dominik Blass, gerente de Produto M 1000 XR.>
No final de 2018, a BMW Motorrad introduziu a estratégia da gama de modelos M, oferecendo paralelamente equipamentos especiais e peças da divisão de alto desempenho.>
O motor da nova “fera” da BMW Motorrad tem potência de 201 cavalos a 12.750 rotações por minuto para um peso de apenas 223 quilos e tecnologia de suspensão e aerodinâmica concebidas para utilização tanto em estradas de chão batido quanto em viagens prolongadas e para a competição, resultando na Big Trail mais leve do segmento, abrindo um leque de aplicações de condução dinâmica reservadas anteriormente somente para as superbikes “puro-sangue”. >
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Com mais potência de pico e maiores torque, impulso e tração graças às relações secundárias e de transmissão mais curtas, a M 1000 XR foi projetada para dar mais prazer de pilotagem em qualquer tipo de terreno. >
O novo motor de quatro cilindros refrigerado a água foi modificado a partir da unidade de potência da S 1000 RR e conta com torque de 11,3 kgfm alcançado em 11 mil giros, com rotação máxima do propulsor de 14.600 rpm. >
O aumento da força de tração da roda traseira em todas as marchas é proporcionado por uma relação de transmissão secundária mais curta, por meio do uso de uma roda dentada com 47 dentes (na S 1000 XR, são 45). >
Ao lado disso, a quarta, a quinta e a sexta marchas são mais curtas em comparação com a S 1000 XR, também beneficiando a tração e a aceleração. A M XR tem os modos de condução “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3” e acrescenta a última geração do Dynamic Traction Control DTC com função “wheelie” com caixa de sensor de seis eixos, tomada de carregamento USB, controle de cruzeiro eletrônico e aquecimento dos punhos.>
A aerodinâmica da M 1000 XR foi longamente estudada e testada, sendo um item fundamental do projeto. A nova moto recebeu “winglets” – aletas tipo as extremidades curvadas para cima das asas dos novos aviões comerciais – na área dos painéis laterais dianteiros para obter a maior estabilidade possível em altas velocidades. >
A partir de 100 km/h, as “winglets” fornecem um aumento na carga da roda dianteira graças ao “downforce” (pressão aerodinâmica de cima para baixo). A 220 km/h, essa carga pode chegar a 12 quilos. A suspensão e o chassi da nova moto também são herdados da S 1000 XR, com a parte central do quadro em alumínio. A M XR tem garfos invertidos com tubo deslizante de 45 milímetros na frente. >
Os garfos são equipados com os chamados cartuchos fechados e sistemas de pistão-cilindro hidráulicos separados, além de um ajuste adicional da base da mola do garfo em conjunto com o suporte de suspensão Dynamic Damping Control (DDC), tudo de série na M XR. >
Os garfos têm ainda uma ponte superior com braçadeira fresada e guidão tubular de alumínio preto mais voltado para a frente, com a inscrição “BMW M 1000 XR” gravada a laser. Os espelhos, colocados nas extremidades do guidão, são opcionais, enquanto as bases dos garfos foram modificadas para acomodar as novas pinças de freio M.>
Todo o sistema de freio da M XR foi desenvolvido a partir da experiência vinda das máquinas de competição da equipe de fábrica da BMW no Campeonato Mundial de Superbike. As pinças têm um revestimento anodizado azul em conjunto com o logotipo “M”. >
Com dois discos de freio de 320 milímetros – cinco milímetros de espessura – e suportes de disco em alumínio anodizado preto, o sistema é equipado com uma nova bomba de freio de mão radial. A M XR traz de série rodas de alumínio forjado, segundo a BMW Motorrad, extremamente leves. >
Como parte do pacote M Competition, as exclusivas rodas M Carbon estão disponíveis como opcionais. A função Brake Slide Assist é uma inovação em motocicletas de rua, igualmente vinda das pistas, permitindo que o piloto freie e mantenha um deslizamento constante e controlado nas curvas feitas em alta velocidade. >
O painel de instrumentos da M 1000 XR oferece animação de arranque M, com exibição estendida da faixa de velocidade vermelha como novo recurso. Como opcional, a BMW Motorrad oferece um material de dados para a utilização do M GPS Laptrigger e do M GPS Datalogger (originais da marca) por meio de um código de desbloqueio da interface OBD do painel de instrumentos. >
Não há previsão sobre a vinda da M 1000 XR ao mercado brasileiro. A BMW não divulgou o preço de sua nova máquina na Europa. No Brasil, a S 1000 RR – com o mesmo motor da M XR e produzida em Manaus (AM), na única operação da Motorrad fora da Alemanha – é vendida por R$ 125.900.>
Por Daniel Dias>
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