Publicado em 28 de junho de 2024 às 16:33
- Atualizado há um ano
Com 40 anos de história, o sedã de alto desempenho da BMW está entrando em sua sétima geração de modelos. E pela primeira vez, o M5 da marca recebeu sistema de propulsão híbrido. >
Este sistema traz um motor V8 de 4,4 litros com características de alta rotação, juntamente com um motor elétrico. O motor de combustão utiliza a tecnologia M TwinPower Turbo, um coletor de escape cruzado e uma separação de óleo otimizada. Ele desenvolve potência máxima de 430 kW/585 cv e torque máximo de 750 Nm.>
A potência máxima do motor elétrico é de 145 kW/197 cv. Possui torque de 280 Nm, mas um estágio de pré-engrenagem permite que o torque efetivo na entrada da transmissão seja aumentado para 450 Nm.>
De forma combinada, o motor a combustão e o elétrico geram 727 cv de potência e 1.000 Nm de torque. A versão anterior, quer já era bem potente, somente a combustão, contava com 600 cv e 750 Nm de torque. E, segundo a montadora, o modelo tem um consumo de 62 km/litro de combustível.>
>
O motor de oito cilindros pode girar até um máximo de 7.200 rpm no novo BMW M5. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h como padrão, mas o limitador pode ser aumentado para 305 km/h se o pacote opcional M Driver for acionado.>
Já o sistema de escapamento esportivo do novo BMW M5 possui flaps controlados eletricamente e continuamente ajustáveis e dois pares de ponteiras de escape duplas familiares de outros modelos M, cada um com acabamentos de 100 milímetros em Black Chrome.>
Por conta da bateria e do motor extra, o novo modelo chegou pesando 2,5 toneladas, 500kg a mais que a versão anterior. Isso pode explicar a piora no desempenho de 0 a 100km , que antes era alcançado com 3,3 segundos e agora é 3,5. >
O M5, que chegou com mudanças no visual, também é equipado com o BMW IconicSounds Electric, que fornece respostas aos movimentos do acelerador quando o carro está operando no modo totalmente elétrico. >
No modo de operação totalmente elétrico, o novo BMW M5 pode atingir velocidades de até 140 km/h. A bateria de alta tensão localizada na parte inferior da carroceria do carro tem 18,6 kWh de energia utilizável, permitindo uma autonomia elétrica de 67 a 69 quilômetros no ciclo WLTP. A unidade de carregamento combinada do novo BMW M5 permite carregamento AC de até 7,4 kW.>
A potência gerada pelo motor de combustão e pelo motor elétrico é canalizada para a estrada através do sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é particularmente pronunciada no modo 4WD Sport. No entanto, o motorista também pode selecionar o modo 2WD, o que envia tração exclusivamente para as rodas traseiras com o sistema DSC (Dynamic Stability Control) desligado.>
O design do chassi do novo BMW M5 compreende um eixo dianteiro de duplo braço triangular e um eixo traseiro de cinco braços com cinemática e elastocinemática personalizadas, além de uma série de outros componentes especialmente ajustados. >
A direção de pinhão e cremalheira assistida eletricamente com M Servotronic e relação de direção variável tem uma conexão rígida com a subestrutura do eixo dianteiro para garantir um feedback ideal da estrada e um alto grau de precisão direcional. >
Também são equipados de série a suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente e a direção ativa integral, que direciona as rodas traseiras em até 1,5 graus. >
Tanto os freios M Compound padrão quanto os freios opcionais M Carbon cerâmicos se combinam com um sistema de frenagem integrado que apresenta ao motorista duas configurações de sensação do pedal. Rodas de liga leve M (20 polegadas no eixo dianteiro, 21 polegadas no traseiro) vêm de série e são equipadas com pneus de alto desempenho.>
Em relação à segurança e conforto, o novo BMW M5 inclui recursos como aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, incluindo retorno de faixa com assistência de direção, assistente de evasão, assistente de atenção e sistema de informação de limite de velocidade. >
O opcional Driving Assistant Professional adiciona controle de cruzeiro ativo com função Stop & Go, juntamente com tecnologias como assistente de controle de direção e faixa, detecção de semáforos, assistente de limite de velocidade automático e navegação ativa. >
O novo BMW M5 vem equipado de série com o Parking Assistant, incluindo o Reversing Assistant. Enquanto isso, o opcional parking assistant professional permite estacionamento e manobras automatizadas em uma distância de até 200 metros, controlados de dentro do carro ou pelo smartphone de fora do carro.>
Em seu interior, o painel de controle no console central do novo sedã esportivo abriga uma composição específica do modelo de botões que podem ser usados para ajustar a experiência de condução às preferências individuais de várias maneiras. >
O botão Setup fornece acesso direto à configuração do sistema de propulsão, Drivelogic, chassi, direção, sistema de frenagem e M xDrive, bem como à intensidade da recuperação de energia de frenagem. Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e selecionadas usando os botões M no volante. A função Launch Control está disponível em todas as configurações do menu M Setup, exceto no modo 2WD do sistema M xDrive. >
Pressionar o botão DSC ativa o M Dynamic Mode, que eleva os limiares de intervenção do DSC quando se trata de aplicar entradas de frenagem e reduzir a potência do motor. Também é possível desligar o DSC completamente. Outro botão permite ao motorista selecionar o M Mode. >
Quando ele alterna do modo Road padrão para o Sport, as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista são restritas apenas às funções essenciais para a condução esportiva, assim como o conteúdo mostrado no display de informações. Se o cliente especificar o opcional M Drive Professional, ele também pode usar o modo Track. >
Outros recursos do M Drive Professional incluem o M Laptimer e a função Boost Control, que maximiza a dinâmica longitudinal ao executar sprints de média distância e manobras de ultrapassagem.>
O modo de operação do sistema M HYBRID também pode ser ajustado conforme desejado. O novo botão M Hybrid permite ao motorista escolher entre o modo HYBRID – para a interação inteligentemente controlada entre o motor de combustão e o motor elétrico para maximizar a eficiência ou o desempenho, dependendo da situação de condução – e a configuração ELECTRIC, na qual o motor de combustão só é acionado por kickdown do acelerador ou usando as borboletas de mudança de marchas. >
O modo eControl é usado para uma recuperação eficaz da energia de frenagem e para manter a carga da bateria em um nível constante. E o M Drive Professional adiciona os modos Dynamic e Dynamic Plus à mistura, que preparam o sistema de propulsão e o sistema de resfriamento para manter a saída em um nível constantemente alto ou gerar explosões curtas de máxima potência durante a condução em pista.>
Além do painel de controle específico M no console central, o cockpit esportivo progressivo do novo BMW M5 também contém um volante de couro M redesenhado e de fundo plano com botões M iluminados, assentos multifuncionais M com uma ampla gama de ajustes elétricos e o BMW Curved Display que, assim como o BMW Head-Up Display padrão, inclui conteúdo específico M. >
O BMW Live Cockpit Professional padrão também traz o sistema de navegação BMW Maps e a função Augmented View no display de controle. Uma versão aprimorada do BMW iDrive é apresentada como padrão no novo BMW M5. Ela é baseada no BMW Operating System 8.5 e projetada diretamente para uso por controle tátil e fala natural.>
A tecnologia digital agora também cobre os controles das funções de climatização. Seleção de temperatura, intensidade do fluxo de ar, aquecimento dos assentos e – se especificado – o aquecimento do volante agora podem ser controlados por toque através de um item de menu na seção inferior do display de controle ou por comando de voz.>
Também desempenham seu papel no ambiente interior o acabamento de couro Merino padrão, a Barra de Interação BMW, o ar-condicionado de quatro zonas, os assentos dianteiros aquecidos, a iluminação ambiente com iluminação interior específica M, incluindo Animação de Boas-vindas, e o teto solar panorâmico de vidro. >
E a especificação padrão para o novo BMW M5 também oferece aos clientes o sistema de som surround Bowers & Wilkins, uma bandeja de carregamento sem fio, Comfort Access, sistema de alarme, operação automática do porta-malas e o cabo de carregamento Professional.>
Entre os itens da lista de opções estão o pacote exterior M Carbon, forro de teto Alcantara, aquecimento do volante, ventilação ativa dos assentos e engate para reboque. Peças específicas de desempenho BMW M também serão oferecidas para o novo BMW M5 desde o lançamento. A seleção inclui rodas forjadas de liga leve M Performance e componentes exteriores feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).>
Emissões de carbono e consumo>
Com informações da BMW.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta