> >
Startup do ES comanda estudo para reduzir poluição na geração de energia

Startup do ES comanda estudo para reduzir poluição na geração de energia

Iniciativa desenvolve plataforma para gestão de sustentabilidade, mensuração de emissões de gases de efeito estufa e avaliação de risco climático da cadeia de fornecedores

Publicado em 19 de março de 2024 às 10:11

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Com trabalho voltado para a transição energética, a startup capixaba Eco55 está comandando um estudo para reduzir emissão de poluentes na geração de energia. A empresa desenvolveu uma solução para mensurar questões relacionadas à sustentabilidade na cadeia de fornecedores da EDP, empresa fornecedora de energia em grande parte do Espírito Santo. 

O trabalho foi concluído com seis empresas que fazem parte da cadeia de suprimentos da EDP no Estado, e a meta agora é levar esse estudo para outras regiões do país. Segundo Guilherme Barbosa, CEO da Eco55, 78% das emissões de poluentes estão na cadeia de suprimentos das grandes empresas. 

Carbono neutro
Carbono neutro: empresas têm metas de descarbonização. (Shutterstock)

Esse estudo inicial, chamado de prova de conceito, foi feito a partir de um investimento de R$ 298 mil que a EDP realizou no ano passado em quatro startups capixabas — sendo a Eco55 uma delas — como parte de seu compromisso para impulsionar a inovação no Espírito Santo. Agora, segundo Guilherme, a meta é levar o estudo para mais 200 fornecedores da companhia, em vários locais do país, avaliando toda a cadeia de suprimentos. 

A solução apresenta pela Eco55 tinha como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite à EDP fazer a gestão da jornada de sustentabilidade e descarbonização das cadeias de suprimentos. A ferramenta permite a medição e o reporte de emissões de carbono, educação ambiental para os times internos, aceleração da inovação e acesso a recursos para a transição energética.

Startup do ES comanda estudo para reduzir poluição na geração de energia

“Através de um questionário estruturado nos padrões internacionais, analisamos mais de 240 pontos em todas as áreas da empresa. A partir daí, avaliamos as emissões de gases de efeito estufa, a sustentabilidade empresarial e a exposição climática de cada negócio na transição ao baixo carbono, para que as empresas possam ter as informações e ferramentas necessárias para uma trajetória sustentável e resiliente de seus negócios”, relata Guilherme Barbosa, CEO do Eco55.

O estudo contou com etapas que vão desde a disponibilização de um curso introdutório sobre mudanças climáticas e suporte aos fornecedores que ainda não possuem inventário de emissões até o processo de coleta de dados para a elaboração de diagnósticos coletivos e individuais que permitem, tanto à EDP quanto aos fornecedores, uma autoavaliação e busca por evolução em termos de maturidade de gestão climática.

“A EDP está comprometida com a transição energética e tem o objetivo de ser 100% verde até 2030. Acreditamos que a inovação tem um papel fundamental nessa jornada de descarbonização, pois pode contribuir desenvolvendo soluções que atendam às necessidades e aos desafios da empresa”, reforça Rafaella Fatureto, gestora de Inovação da EDP Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais