> >
Campeão do Gigantes de Nazaré, Ian Cosenza surfa no pico da Avalanche em Vila Velha

Campeão do Gigantes de Nazaré, Ian Cosenza surfa no pico da Avalanche em Vila Velha

Com o tempo propício para boa ondulação, o atual recordista do ano de maior onda surfada no mundo (18 metros) esteve no mar de Vila Velha nesta sexta-feira (23) e ajudou bodyboarder capixaba a pegar uma onda impressionante

Publicado em 24 de abril de 2021 às 17:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Surfe
O bodyboarder capixaba Breno Küster surfou uma onda impressionante no pico da Avalanche e após ser puxado pelo surfista Ian Cosenza. (Diego Silva/@ds.images)

Nos últimos dias, o mar de Vila Velha esteve mais agitado do que o normal, inclusive com alertas marítimos emitidos pela Marinha do Brasil devido a ventos com intensidade de até 75 km/h. Se por um lado a movimentação mais intensa representa perigo às embarcações, por outro significa adrenalina e ondas gigantes para os surfistas.

Cientes de que a "maré estava boa", diversos surfistas e bodyboarders do Estado e também de fora marcaram presença, na quinta (22) e na sexta-feira (23), no pico conhecido como Avalanche, que fica a aproximadamente cinco quilômetros para dentro do mar, na altura de Itapuã, próximo à Ilha dos Pacotes. 

A expectativa de encontrar ondas grandes no mar canela-verde trouxe ao Estado, inclusive, o surfista Ian Cosenza, especializado em ondas gigantes e atual campeão do Gigantes de Nazaré, em Portugal, onde surfou uma onda projetada em 18 metros de altura.

CINCO METROS DE ALTURA

Por dois dias, o carioca Ian Cosenza caiu na água em buscas das ondas, mas o experiente surfista também ajudou um atleta local a realizar um feito no mar capixaba. Para se chegar até a Avalanche, é preciso do auxílio de uma motoaquática, e o campeão em Nazaré auxilia a entrada de surfistas na onda com o auxílio do equipamento.

Foi justamente assim que Ian colaborou para o bodyboarder local Breno Küster pegar a maior onda nos dois dias de pico em Vila Velha. Na estimativa de outros surfistas que presenciaram o feito, a onda surfada pelo capixaba ultrapassou os cinco metros de altura. O próprio Ian se impressionou com a cena, como narrou nas redes sociais dele.

"Eu peguei umas [ondas], mas a melhor do dia ficou com o Breno Küster. Estava lá puxando a galera e um dos amigos dele me pediu para puxar o 'Breninho', porque não tinha ninguém que sabia puxar e ele merecia. A gente foi para o line up (área de formação) e veio uma onda linda para ele. Foi animal participar e poder desbravar mais um pico", disse o surfista.

Ian ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a receptividade dos capixabas e mostrou-se satisfeito com a disposição dos surfistas do Estado na busca por ondas de qualidade.

Surfe
Ian Cosenza é um dos melhores surfistas de ondas gigantes da atualidade e esteve em Vila Velha nos últimos dias. (Arquivo pessoal)

"Estamos aqui em terras capixabas e fomos muito bem recebidos por toda galera local. Tem uma 'session' hoje (sexta-feira) de manhã na onda da Avalanche. É uma pancada muito maneira. Teve uma galera que chegou a ir remando de caiaque, 'coisa de louco' lá fora, no meio do oceano", disse o carioca.

A passagem de Ian por Vila Velha foi curta. Para os próximos dias, não há previsão de ondas de grande porte para o litoral da cidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais